Notícias

03/05/2011

Hemopa homenageará as mães durante campanha

Da população feminina potencialmente doadora de sangue em Belém, 26,3% é voluntária, o que ainda não atende a meta de 30% estipulada pelo Ministério da Saúde. Para estimular a doação feminina, a Fundação Hemopa estará realizando campanha alusiva ao Dia das Mães, neste final de semana, dias 6 e 7, com o objetivo reforçar estoque estratégico do hemocentro e homenagear as mães doadoras. A meta é de 200 coletas/dia.

A campanha será aberta às 10h, com a apresentação do Coral do Hemopa, seguida do show da cantora Lia Sophia, além de apresentação dos funcionários do Hemopa: Jorginho Gomes, da Gerência de Tecnologia da Informação; Pedro Paulo, do almoxarifado e João Paulo, da Gerência de Compras. Durante a ação estratégica serão distribuídos cartão de agradecimento pelo gesto solidário, brindes e lanche especial, além da oferta de serviços de beleza da empresa de cosméticos Racco.

O Hemopa também contará com a parceria do Cesupa (Centro de Estudos Superiores do Pará) que disponibilizará alunos do curso de Nutrição para orientação nutricional; alunos da Escola Profissionalizante DNA, Força Sindical da Mulher/Secretaria da Mulher, e do projeto ‘Vida por Vidas’, da Igreja Adventista do 7º Dia.

 Para a gerente de Captação de Doadores da instituição, a assistente Social Juciara Farias, muitas pessoas precisam de uma doação de sangue em qualquer canto do Brasil, mas infelizmente não são todos que a recebem quando necessário.

‘Infelizmente nem todos percebem a importância da doação de sangue nas vidas de outras pessoas’, observou, convidando antigas e novas doadoras para comparecer ao Hemopa nesta sexta e sábado. Ela ainda evidenciou que a mulher tem as mesmas condições de doar que o homem. Os únicos fatores de impedimento temporário são a gravidez e amamentação. O Hemopa tem a responsabilidade de garantir atendimento transfusional para cerca de 218 hospitais públicos e privados. Somente em Belém são 85.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos é um doador em potencial. É necessário portar documento de identidade oficial e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.

O Hemopa funciona na travessa Pe. Eutíquio, 2109. Horário para coleta: de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo telefone: 08002808118 ou pelo site: www.hemopa.pa.gov.br ou pelo blog: http://fundacaohemopa.blogspot.com

Fonte: Agência Pará