Notícias

04/07/2011

Hemopa passa a adotar a nova legislação para doação de sangue a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira, 4, a Fundação Hemopa passa a receber doações voluntárias de sangue de jovens entre 16 e 17 anos e adultos até 68 anos, atendendo Portaria Ministerial nº 1.353, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil.

A ampliação da faixa etária apta à doação deve regular do estoque de sangue do hemocentro, que atualmente enfrenta dificuldades com a insuficiência de sangue dos tipos Negativos, interferindo no atendimento satisfatório da demanda transfusional no Estado do Pará. Outra importante medida é a realização da campanha “Verão também é estação do calor humano. Doe sangue”, que começou no último dia 1º e se estenderá até o dia 15 de de julho. A meta é de 300 coletas/dia.

A direção do hemocentro também tomou outras medidas para aumentar o número de comparecimento de doadores, como a ampliação do horário de coletas aos sábados, que passou de 7h30 às 17h – antes o atendimento encerrava às 12h30. Para a gerente de Captação de Doadores, assistente social Juciara Farias, as novas medidas deverão dar maior fôlego para o serviço. “Estamos apostando na superação da meta de campanha e na elevação das coletas no Estado do Pará junto ao voluntariado jovem e à chamada Terceira Idade”, ressaltou.

Com a nova portaria – que prevê o aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos à doação – o Ministério da Saúde estima que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a se tornarem doadores em potencial.

Segundo a assistente social, o Hemopa fez adaptações em seu sistema integrado de informática e padronizou o documento que pais ou responsáveis precisam preencher para autorizar a doação de jovens doadores beneficiados com a Portaria Ministerial. Atualmente, o público jovem é responsável por 48% das coletas efetivadas no Estado, e os doadores de até 65 anos por 1% delas.

Além dos balneários da Região Metropolitana de Belém, a campanha do veraneio acontecerá nos municípios de Marabá, Santarém, Castanhal, Redenção, Capanema, Abaetetuba, Altamira e Tucuruí.

Incentivo – A legislação estabelece que jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos.

Com a ampliação da faixa etária para doação, a expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil, que atualmente chega a 3,5 milhões de bolsas por ano. Esta quantidade é considerada suficiente, mas o esforço do MS é atingir os padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece cerca de 5,7 milhões de bolsas de sangue por ano. Para o próximo ano, a meta é que o país registre, anualmente, quatro milhões de bolsas.

Humanização – A Portaria 1.353 estabelece medidas voltadas à humanização nos serviços de hemoterapia a partir da capacitação de profissionais da Rede Brasileira de Hemocentros (Hemorrede). “O objetivo é melhorar a atenção e o acolhimento dos candidatos à doação”, explica o coordenador de Sangue e Hemoderivados do MS, Guilherme Genovez.

Desde 2004, o Ministério da Saúde é responsável por normatizar e coordenar a política de sangue, componentes e hemoderivados no país. A Portaria 1.353 aprimora e substitui a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 153/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela regulação sanitária dos serviços de hemoterapia.

Quem pode doar sangue:

– Pessoas com idade entre 18 (completos) e 67 anos. Serão aceitas doações de menores com idade entre 16 e 17 anos, mediante o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise por médico do serviço de hemoterapia.

– Peso mínimo de 50kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11.

Serviço: O Hemopa espera por você na Travessa Padre Eutíquio, 2109. Mais informações pelo serviço 0800 280 8118.

Fonte: Ascom/Hemopa