Sindicato dos Servidores das Carreiras Específicas da Administração Tributária do Estado do Pará.
Fundado em 1992, e rebatizado em 2010, o Sindifisco foi originalmente fundado em 27 de janeiro de 1992, sob o nome de Sindicato do Grupo Ocupacional Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Pará (Sinditaf). Sua criação ocorreu em assembleia geral que reuniu mais de 100 servidores do então extinto Grupo TAF — nomenclatura substituída com a promulgação da Lei Orgânica da Administração Tributária do Estado do Pará (LOAT), pela designação Grupo CAT (Carreiras da Administração Tributária).
À primeira diretoria, presidida por José Braz Brito Ramalho, coube a desafiadora missão de inaugurar a trajetória de lutas e conquistas da entidade sindical. Hoje, com 33 anos de história, o Sindifisco está em sua 15ª diretoria, sob a presidência de Charles Alcantara, que cumpre seu quarto mandato à frente da entidade.
Reconhecido nacionalmente no meio sindical pelo seu trabalho em prol dos servidores fiscais tributários, Alcantara foi o primeiro – e único, até então – nortista a presidir a Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital). Sua gestão instaurou uma nova etapa na história do Sindifisco, ampliando a atuação da entidade para além das pautas corporativas e inserindo-a com destaque na cena política paraense como uma das vozes mais atuantes em defesa do serviço público e do cidadão para garantir justiça fiscal.
Desde os tempos do antigo Sinditaf, a entidade tem como missão valorizar uma carreira que exige coragem, ética e compromisso com o interesse público. Hoje, o Sindifisco representa com firmeza os servidores públicos da administração tributária, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento econômico do Pará e para o fortalecimento da democracia.
São mais de três décadas de lutas, conquistas e dedicação à construção de um Fisco forte, moderno e respeitado.