O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou os dados do Banco Mundial sobre a redução da pobreza extrema no Brasil, que entre 2001 e 2013 caiu 64%. Ele assinalou que, nesse quesito, o Brasil superou a expectativa e empreendeu um processo de ascensão social mais rápido e mais acentuado que no resto da América Latina. Para o senador, a redução da pobreza fez o Brasil ganhar o respeito do mundo e atesta o sucesso da rede de proteção social do governo.
Humberto Costa contestou os opositores que consideram que os governos do PT dividiram o Brasil entre ricos e pobres: para ele, o país estava mergulhado na desigualdade “desde o século 16” e tanto Luiz Inácio Lula da Silva quanto Dilma Rousseff trabalharam para combater essa divisão e promover a mobilidade social. O senador disse que a população deve ser conscientizada dos interesses políticos menores que, em sua opinião, obscurecem o esforço para a redução da pobreza.
– Não tenho dúvidas que, estivessem eles no governo, todas as políticas sociais passariam por um severo desmantelamento, retirando o direito de ascensão social de muitos brasileiros e devolvendo milhões dos que subiram de volta à pobreza extrema – afirmou o senador.
Fonte: Fenafisco/Agência Senado