Notícias

15/02/2013

IGEPREV AFIRMA QUE ENQUADRAMENTO DE APOSENTADO SERÁ PAGO NO FIM DESTE MÊS

O pagamento do enquadramento dos aposentados e pensionistas do Fisco, como prevê a Lei Orgânica, vai começar no final de fevereiro. O anúncio foi feito pelo presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev), Allan Moreira, em reunião no último dia 5, na sede do instituto previdenciário, com representantes do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) e da Associação dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Asfepa), além de porta-voz dos aposentados e pensionistas.
De acordo com o presidente do Igeprev, os aposentados do grupo CAT (Carreiras da Administração Tributária) cuja documentação comprobatória do direito já foi localizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou no arquivo da Secretaria da Fazenda (Sefa) devem receber na folha de fevereiro. Já em relação aos pensionistas, a previsão é para folha de março, devido ao trabalho de migração que esta sendo realizado.
A migração da folha de pagamento dos pensionistas do Sisprev (sistema antigo no qual todas as manutenções são feitas manualmente) para o e-PREV (o mesmo sistema que hoje paga o inativo) ainda não foi completamente  concluída por falta de remessas das informações de enquadramento dos servidores falecidos da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Estado. Quanto ao pagamento de valores retroativos, segundo Moreira, está sendo alinhado conforme levantamentos feitos pelo Igeprev e segundo as disponibilidades financeiras e orçamentárias do Tesouro Estadual.
“O envolvimento das entidades sindicais no processo de negociação com o Igeprev é avaliado positivamente, pois representa um instrumento de gestão voltado à participação ativa dos inativos e pensionistas nas questões que envolvem diretamente seus interesses, garantindo a transparência de nossas ações, além de refletir preocupação com qualidade do serviço público prestado e busca da eficiência em nossa tarefa de garantir cidadania. Pelas razões aqui aduzidas, este instituto reitera o seu interesse em manter e aprimorar sua relação de proximidade com o Sindifisco-PA, bem como com a Asfepa”, discursou Allan Moreira.
 
Na opinião da diretora de Aposentados do sindicato, Mariza Mendes, a reunião foi produtiva. “O presidente do instituto nos deu uma resposta concreta e nós passou confiança. Esperamos que tudo ocorra bem e que a Lei Orgânica do Fisco seja cada vez mais posta em prática”, declarou. Além dela, participaram da reunião o presidente do sindicato, Charles Alcantara, a diretora jurídica, Márcia Couto, o presidente da Asfepa, Geraldo Nogueira, e a diretora Waldete  Serra. A aposentada Glória Marvão representou os aposentados.
 
O Sindifisco orienta que os servidores, em caso de dúvidas sobre o enquadramento de aposentados e inativos, procurem o setor jurídico do sindicato na sede da entidade ou através dos telefones 3222-0664, 3223-3170 e 8162-3382.