Notícias

14/04/2012

LEI ORGÂNICA DO FISCO DO PARÁ INSPIRA O PROJETO DE LEI DO MATO GROSSO DO SUL

Considerado pela Federação Nacional do Fisco (Fenafisco) uma referência nacional em Lei Orgânica, o Sindifisco do Pará recebeu durante dois dias a visita de duas integrantes do grupo de

Foto Luiz Otávio Moraesestudos constituído pelo Sindicato dos Fiscais de Renda do Estado de Mato Grosso (Sindifisco-MS) para elaborar uma proposta de Lei Orgânica para o Fisco sul mato-grossense. Auditoras do Fisco, Sílvia Leal e Gigliola Decarli vieram a Belém conhecer a experiência vivenciada pelo Sindifisco durante a campanha aberta em 2009 e concluída com êxito em 2011, com a sanção da lei paraense.
 
As auditoras foram recebidas na quarta-feira, 11, pelo presidente Charles Alcantara (foto ao lado)e puderam anotar o passo a passo seguido pelo Sindifisco paraense para alcançar a maior conquista da história sindical. No segundo dia da visita), Sílvia e Gigliola puderam ouvir os relatos complementares dos diretores Luiz Otávio Moraes (Comunicação), Reinaldo Oliveira (Financeiro) e Raimundo Pegado (Administrativo). Da mesma forma, (foto abaixo) elas expuseram as etapas já cumpridas pelo Sindifisco-MT para alcançar o objetivo que move o sindicato.
 
Foto Roberta BrandãoDe acordo com Gigliola, o grupo de estudos sul mato-grossense fez um levantamento para saber quantos projetos de leis foram aprovados no país. A partir de uma triagem, outra pesquisa reuniu os projetos de lei mais próximos da realidade estrutural da arrecadação fazendária do Estado de Mato Grosso do Sul. “Conhecendo a experiência daqui, conseguimos visualizar uma direção”, agradeceu Silvia.

Para o diretor financeiro, Reinaldo Oliveira, a importância conquistada pelo Sindifisco do Pará está abrindo intercâmbio com outros Estados brasileiros que também lutam por leis orgânicas e apoiam a proposta nacional da Fenafisco. “O objetivo é uniformizar no país a linguagem estrutural do Fisco”, afirma Oliveira.