Notícias

21/01/2016

Medidas anunciadas pelo governo estadual impactarão fisco

O presidente do Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (Sindifisco-MT), Ricardo Bertolini, avaliou como positiva a reunião do Fórum Sindical realizada na manhã desta terça-feira (19), no Palácio Paiaguás. Na ocasião, o Executivo estadual anunciou medidas para manutenção do calendário de pagamento dos servidores e o sindicalista acredita que algumas delas, como o esforço para aumento da receita, impactarão diretamente os servidores do fisco, sendo necessárias algumas contrapartidas que considera importantes.

Bertolini explica que os recursos necessários serão buscados por meio da manutenção da forte cobrança dos débitos do estado através do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), e também um melhor aparelhamento na Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir a cobrança  da dívida ativa, além da melhoria na fiscalização. “Isso certamente vai representar uma melhora na receita e vamos conseguir fazer os pagamentos em dia”, analisa.

Segundo o sindicalista, esse equilíbrio das contas dependerá fortemente do trabalho dos fiscais de tributos, que deverão intensificar a atuação na busca de resultados melhores para fazer face ao pagamento dos salários. “Na nossa visão seremos muito demandados por receita e temos condições de melhorá-la. Logicamente que nós vamos cobrar do governo uma contrapartida, porque nós temos hoje condições difíceis de trabalho, não temos treinamento, nosso pessoal é o mínimo possível. Então, vamos trabalhar para melhorar isso durante a gestão inteira do governo”, ressalta.

O compromisso do governo, destaca Bertolini, também será o de procurar manter o pagamento do 13º salário dentro do mês de aniversário do servidor. Já em relação ao último item da pauta, o reajuste geral anual de 2016 relativo à inflação de  2015, ele salienta que dependerá de novas discussões. “Ainda vamos ter várias outras reuniões, vamos debater dentro do Fórum Sindical e fazer a avaliação do crescimento da receita, do comportamento da despesa do estado”, finaliza, destacando a importância dos encontros. Segundo o presidente do Sindifisco-MT, eles são importantes para que se saiba das reais dificuldades dos outros segmentos e do próprio governo.

Fonte: Sindifisco-MT