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05/03/2012

Mostra do Sindifisco é destaque no II Encontro de Comunicação

Um amplo painel da política de comunicação que proporcionou visibilidade e facilitou a articulação política do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) para a aprovação no final do ano passado da Lei Orgânica do Fisco do Pará ganhou destaque no II Encontro das Assessorias de Imprensa do Fisco Estadual e Distrital e no I Workshop de Comunicação da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco) em Brasília, de 28 de fevereiro a 1º de março. A exposição, com uso de data-show, demorou cerca de 1 hora e fez uma retrospectiva da comunicação desde 2009, quando o sindicato contratou a assessoria de imprensa. O case, exibido no terceiro dia do evento, foi muito aplaudido.

 Um dos destaques da exposição das estratégias de comunicação e peças publicitárias do Sindifisco foi o rap “Fisco, Essencial”, composto pelo presidente Charles Alcantara, e interpretado pelos paraenses MC Calibre e Adriana Cavalcante, com produção artística de Márcia Macedo e direção do cineasta Fernando Segtowick. O vídeo, que fechou sob aplausos o painel, foi copiado pela Diretoria de Assuntos Técnicos e Comunicação da Fenafisco e distribuído para as assessorias de todos os sindicatos dos fiscos estaduais.

 Prestigiado pelo vice-presidente da Fenafisco, João Marcos de Souza, e pelo diretor de Aposentados e Pensionistas, Marco Aurélio Garcia, o II Encontro das Assessorias de Imprensa debateu uma série de diretrizes e metas que visam qualificar, instrumentalizar e profissionalizar as assessorias de imprensa dos sindicatos. Instâncias consultivas, as assessorias terão suas propostas sistematizadas em documento final que deverá ser analisado pelo Conselho Delibrativo da Fenafisco.

 No telão do encontro foram exibidos todos os esforços empreendidos pelo Sindifisco na área de comunicação, desde o reestudo da logomarca sindical, passando por farta mídia espontânea em jornais, até as peças publicitárias institucionais e dirigidas para provocar empatia às causas corporativas e sociais defendidas pelo sindicato, incluindo a maior delas – a Lei Orgânica do Fisco – e as campanhas em que a entidade se fez porta-voz de teses com amplo apelo popular, como a luta para que os construtores de Belo Monte internalizem suas compras no Pará.

 O diretor de Comunicação e Relações Intersindicais do Sindifisco, Luiz Otávio Costa de Moraes, e o publicitário Sérgio Bastos, da assessoria do sindicato, foram os expositores do case. Moraes falou da importância estratégica que a área de comunicação desempenha na diretriz sindical de defender um Fisco ético e cidadão. Diretor de arte na produção do material gráfico utilizado na campanha que levou à aprovação da Lei Orgânica, Bastos expôs e comentou as peças da publicidade sindical.