Ministério Público Eleitoral deve apresentar, na próxima segunda-feira, 14, a lista de candidaturas impugnadas (contestadas). Para chegar aos nomes, os procuradores analisam mais de dois mil processos e 50 listas enviadas por tribunais de contas, conselhos de classe e tribunais de Justiça.
“Estamos passando um pente-fino. Fazemos um cruzamento e, para evitar erros, fazemos também uma análise manual para evitar deixar passar candidatos fichas sujas”, explicou ontem o procurador eleitoral Alan Mansur. A maior preocupação é com candidatos que tenham condenações em segunda instância.
A lista com os pedidos de registro dos candidatos foi publicada na quarta-feira, 9, e os candidatos, partidos, coligações e integrantes do Ministério Público Eleitoral têm até o dia 15 para apresentar as impugnações. O prazo para que a Justiça Eleitoral faça todos os julgamentos termina no dia 5 de agosto.
Registros
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará recebeu, até o momento, 943 pedidos de registros, mas novas solicitações podem chegar até o dia 12, quando termina o prazo para que candidatos que tiveram nomes escolhidos em convenção, mas que não foram registrados pelos partidos façam os pedidos avulsos.
Até o momento já são 200 candidatos disputando uma das 17 vagas na Câmara Federal e 701 buscando uma cadeira na Assembleia Legislativa. A disputa ao governo tem seis candidatos e a busca da única vaga ao Senado atraiu onze nomes.
Com a propaganda eleitoral liberada desde o último domingo, o Ministério Público tem redobrado a atenção sobre os candidatos. Os cuidados se referem à propaganda irregular, como o uso de outdoors, por exemplo, e se estende a condutas vedadas, que incluem a compra de votos e abuso do poder econômico.
A atenção está redobrada também sobre gestores públicos para evitar uso da máquina em favor de candidatos.
Prazos
A lista com os pedidos de registro dos candidatos foi publicada na quarta-feira, 9, e os candidatos, partidos, coligações e integrantes do Ministério Público Eleitoral têm até o dia 15 para apresentar as impugnações.
O prazo para que a Justiça Eleitoral faça todos os julgamentos termina no dia 5 de agosto.
Fonte: Diário do Pará