Notícias

22/03/2022

Na fronteira do fim do mundo

Sindifisco leva documentário sobre justiça fiscal e mineração às populações impactadas pela atividade.

Em caravana pelo sul e sudeste do Estado, a diretoria do Sindifisco/Pará está apresentando, em sessões fechadas para convidados, o documentário “Na fronteira do fim do mundo”, da produtora Floresta Urbana com patrocínio da entidade. O filme aborda a injusta tributação das empresas mineradoras, situação que aprofunda a contradição que faz do Pará um estado com um dos piores índices de desenvolvimento humano apesar de ser uma potência mineral.
Na coleta de depoimentos e imagens, o documentário deu voz para movimentos sociais e populações impactadas pela mineração e quase sempre ignoradas quando o assunto é tratado. Por isso que o objetivo da caravana é retornar aos locais para prestar contas sobre o que foi feito e incentivar o debate sobre “Justiça Fiscal e Mineração”. Uma equipe da produtora Floresta acompanha a caravana e é formada por Ismael Machado (roteirista e diretor), Glauco Melo (diretor de fotografia) e Michelle Maia (diretora de produção).

No alto, conversa depois da exibição no Cine Marrocos. Abaixo, apresentação
do documentário na aldeia dos Índios Gavião, em Bom Jesus dos Tocantins.

A primeira exibição foi no Cine Marrocos, em Marabá, na noite do último sábado (19) e contou com a presença do presidente do Sindifisco, Charles Alcantara, e dos diretores Karla Lima (Administração) e Gustavo Assunção. Ontem (21), o documentário chegou na aldeia dos índios Gavião, em Bom Jesus do Tocantins. Nesta quarta-feira (23), o documentário será apresentado em Canaã dos Carajás, no auditório da Secretaria de Educação, e no dia seguinte na Câmara Municipal de Parauapebas. A última exibição será na sexta-feira (25), no assentamento Palmares II, também em Parauapebas.