Notícias

30/04/2015

Notícias sindicais: Paralisação dos fiscais da receita pode atrasar liberação de cargas em 24 horas

A paralisação dos auditores fiscais da Alfândega do Porto de Santos nesta quarta-feira (29) pode impactar nas operações do complexo marítimo, atrasando a liberação das cargas em um dia, alerta o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS), Nívio Perez dos Santos.

Essa demora pode ocorrer com as mercadorias selecionadas pela Aduana para ter seus documentos analisados (ao caírem no canal amarelo do sistema de fiscalização) ou serem inspecionadas fisicamente (canal vermelho). Nessas situações, há a necessidade da atuação dos agentes do fisco.

 Já o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque comenta que até o momento não houve uma demora significativa, mas que se for prorrogada essa paralisação poderá ocorrer uma demora na liberação das embarcações. “As cargas podem ficar retidas nos terminais atrapalhando a movimentação dos navios, mas avisamos com antecedência os associados para ficarem cientes da paralisação”, diz Roque.
 Reivindicação
A decisão de paralisar os serviços durante esta quarta-feira(29) foi tomada durante assembleia realizada pela categoria na semana passada.
Segundo o sindicato, entre as reivindicações da categoria está a tabela remuneratória com seis padrões, com reajuste salariais e uma diferença de 4,5% entre eles. As reivindicações incluem regulamentação da lei que instituiu indenização devida aos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil nas unidades de localidades estratégicas vinculadas à prevenção, controle e prevenção das fronteiras.
FONTE: A Tribuna