O Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) e a Associação dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Asfepa) deram novo passo em suas histórias como entidades
representativas do Fisco paraense ao lançar projeto sociocultural que incentivará formação e apresentações artísticas de associados, familiares e comunidade. A primeira ação do projeto é a oficina de Canto Coral, que está com vagas abertas para ensaio, com duração de uma hora, sempre às 15h na sede da Asfepa, às terças e quintas-feiras.
O projeto foi idealizado e sugerido pelas servidoras Lourdes Bemerguy, Graça Lima, Marilena Cabral e Cristina Viana. Iniciado há uma semana, a turma de Canto Coral, que já conta com 20 inscritos, tem como professor-regente Jeremias Progênio, formado em música pela UFPA, pós-graduado em regência e com 20 anos de carreira como músico em Belém.
Integrantes da turma de Canto Coral ensaiando na sede da Asfepa
(Foto Roberta Brandão)
De acordo com o professor, o ato de cantar pode ser desenvolvido em qualquer idade. “A pessoa pode vir aos ensaios com o conhecimento que tem, para trabalharmos. Desenvolver o trabalho de canto é questão de foco, de dedicação, de treinar vocalmente, treinar respiração, impostação e ouvir”, ensina. O grupo de canto e coral do Fisco já tem data para a estreia: dia 8 de março, na comemoração do Dia da Mulher, na sexta-feira, 8, às 19h Crowne Plaza.
Para Graça Miranda, integrante do grupo de canto e coral que faz parte da parcela da comunidade que participa do projeto, o Sindifisco e a Asfepa estão dando oportunidade para quem gosta de música. “Nós estamos tendo todo apoio do sindicato e da associação e eu vejo isso como algo muito importante para quem aprecia as artes. Acho que esse coral vai longe”, prevê.
Luiz Otávio Moraes, diretor de Comunicação e Relações Intersindicais do Sindifisco esteve presente no último ensaio para demonstrar o total apoio do sindicato ao projeto. “Espero que seja só o começo de políticas socioculturais que possamos desenvolver”, defende Moraes.
Quem tiver interesse de fazer parte do grupo de canto e coral ou propor novas atividades é só entrar em contato com a Asfepa ou com o Sindifisco.
Participem!
Serviço:
Ensaio gratuito: Às terças e quintas-feiras
Local: Sede da Asfepa (Avenida Senador Lemos, 904).
Horário: 15h às 16h.