Notícias

22/03/2011

Operação Varejo apreendeu 50 ECFs

A Operação Varejo, realizada semana passada pela Coordenação de Grandes Contribuintes da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) em cinco redes de supermercados da Grande Belém recolheu 50 Equipamentos Emissores de Cupom Fiscal (ECF) em situação irregular.

De acordo com o coordenador de Grandes Contribuintes, auditor de receitas Antonio Freire, na operação foram examinados, também, documentos fiscais em uso. Os motivos para apreensão dos equipamentos de ECFs foram os seguintes: : equipamentos desativados  mantidos no interior do estabelecimento, sem que a empresa tivesse solicitado, no prazo regulamentar,  a cessação de uso dos equipamentos. Foi apreendido  um  equipamento sem finalidade fiscal que estava em uso. E foram encontrados onze  ECFs em uso, que ainda aguardavam a lacração  já solicitada ao Fisco Estadual.

Em outra empresa foram identificados treze  equipamentos emissores de cupom fiscal  sem utilização. A fiscalização estadual notificou o contribuinte a apresentar comprovação do pedido de cessação de uso, junto a repartição fazendária.

Alguns estabelecimentos foram notificados a apresentar atestado de intervenção relacionado à manutenção de ECFs. Há também empresas que deverão justificar a ausência de 96 ECFs cadastrados junto a SEFA e não encontrados nas lojas auditadas.

“Até o dia 23 de março concluiremos a análise das informações coletadas pelos auditores Fiscais durante a ação presencial realizada no dia 16 de março. E ao longo desta semana vamos iniciar novas ações pontuais decorrentes dos resultados das primeiras visitas”, informou Freire. Segundo ele, a Sefa vai lavrar diversas autuações por descumprimento de  obrigações acessórias.

O objetivo da Operação Varejo foi monitorar, por amostragem, o cumprimento das obrigações  tributárias acessórias relacionadas aos ECFs no comércio varejista. A operação visou, ainda, manter atualizado o cadastro de equipamentos, que são  habilitados perante o Fisco Estadual. O trabalho  envolveu 27 servidores do grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (TAF) da Coordenação de Grandes Contribuintes da Sefa.

Fonte: Sefa