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20/01/2015

PEC 186: campanha avança em Brasília

Petição pela Lei Orgânica Nacional do Fisco tem mais de mil assinaturas.  Os diretores Karla Lima (Comunicação e Relações Intersindicais) e Luís Otávio Moraes (Jurídico) abriram na sexta-feira, 16, a temporada de viagens institucionais programadas para 2015 pelo Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) com a finalidade de fazer articulações políticas pelo país. Eles participaram em Brasília da 3ª etapa do treinamento da campanha publicitária pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 186, que prevê a criação da Lei Orgânica Nacional do Fisco, patrocinado pela Federação Nacional do Fisco (Fenafisco).

O seminário da Fenafisco reuniu na capital federal 14 emissários de sindicatos estaduais filiados à federação e apresentou os ajustes que a campanha em favor da PEC 186/2007 sofreu baseados nas críticas e sugestões apontadas na segunda etapa do treinamento, que ocorreu no dia 14 de novembro do ano passado. Em Brasília, o trabalho é coordenado pelo diretor de Comunicação da Fenafisco, o paraense Charles Alcantara.

Além desses acertos, o workshop, organizado em parceria com a agência de publicidade “8 Total Brand”, do Rio Grande do Sul, apresentou novas peças para divulgação da 3ª fase da campanha publicitária e evoluções na comunicação.

A fanpage da campanha cresceu em alcance. No final de outubro, a página tinha 8 mil seguidores e no começo deste ano já reúne mais de 31 mil “likes” (confira e curta: https://www.facebook.com/186PECdaEficiencia?fref=ts). Outra mobilização também foi iniciada: a assinatura online da petição pela aprovação da PEC 186. Atualmente, a petição conta com mais de mil assinaturas. O objetivo da campanha é alcançar 100 mil assinaturas. Anote e assine: https://secure.avaaz.org/po/petition/Aprovar_a_PEC_186.

No encontro, um release a ser distribuído para a imprensa foi redigido com os dados da campanha e os resultados da terceira etapa do treinamento. O objetivo da distribuição do texto aos meios de comunicação e jornalistas de cada região é tornar o tema uma pauta atrativa para a mídia.

Na opinião da diretora de Comunicação do Sindifisco, as reuniões constantes propiciam a troca de experiências. “Esse formato de chamar todas as assessorias de Comunicação ligadas à federação para debater um modelo nacional de divulgação é ideal. As evoluções são perceptíveis”, avaliou. Segundo ela, mais de 200 pessoas por dia assinam a petição em favor da PEC. “Mas para o alcance das 100 mil assinaturas é necessária a maior participação da categoria e o compartilhamento dos conteúdos”, conclamou.