Notícias

25/05/2016

Peça mostra importância do contribuinte

Espetáculo promovido pelo Sindifisco e Asfepa em parceria com a Sefa Os alunos e professores ​de quatro escolas públicas de Belém assistiram uma peça teatral e aprenderam de forma inusitada, leve e bem-humorada, sobre educação fiscal. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 25/05, data que se comemora o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte.

Alunos das quatro escolas públicas que participaram do evento, atores da peça, diretores do Sindifsco e da Asfepa

Alunos das quatro escolas públicas que participaram do evento, atores , diretores do Sindifsco e Asfepa

A iniciativa foi promovida pelo Sindicato dos Servidores do Estado do Pará (Sindifisco PA) em parceria com a Associação dos Servidores do Estado do Pará ( Asfepa) e com a Secretaria da Fazenda do Estado do Pará (Sefa), para conscientizar os estudantes sobre a importância do contribuinte, com a apresentação da peça teatral da “ Escola do Professor Mundico” em alusão a Escolinha do Professor Raimundo, do humorista Chico Anysio.

Como os assuntos e os termos abordados são complexos, o Grupo Estadual de Educação Fiscal do Pará, através do grupo de integração dos servidores da SEFA , desenvolveu a peça  com o objetivo de facilitar a compreensão sobre temas como: delação premiada, sonegação, contrabando, o que são tributos, o que é orçamento e os princípios da administração pública.

“ A apresentação de hoje, por ocasião a celebração do “Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte” tem como objetivo de despertar o cidadão para que ele tenha pleno exercício dos seus direitos e o teatro permite essa reflexão de forma lúdica”, comentou a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Pará, Zilda Benjamin.

Para o presidente do Sindifisco Pará, Antônio Catete, a data é muito importante: “ O contribuinte merece respeito, pois de fato é ele quem arca com o ônus financeiro, e com a captação de recursos para o Estado. Por isso, temos essa preocupação de envolver a comunidade, para que entenda sua função social”, pontua Catete.

Para os alunos das escolas Francisco da Silva Nunes, Manuela Freitas, Padre Leandro Pinheiro e Magalhães Barata, a manhã foi de muita diversão, mas também de muito aprendizado: “ Além do bom humor, a peça me fez compreender como podemos contribuir, entender nossos direitos e como esses temas estão presentes no nosso dia a dia”, explicou Nathaly Silva, estudante de 17 anos, do Ensino Médio do Escola Magalhães Barata.