Notícias

15/06/2018

Fisco pede um sistema tributário mais justo

Delegação paraense participou com destaque do Fórum Internacional Tributário Realizado em São Paulo entre os dias 04 e 06 de junho, o Fórum Internacional Tributário (FIT), realizado pela Anfip, Fenafisco e o Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo/Sinafresp. O evento contou com a participação de mais de 700 pessoas de todos os Estados e 20 especialistas de 14 países. Entre os participantes estava a delegação do Pará, representada pela direção e sindicalizados do Sindifisco Pará.
Para o presidente do Sindifisco Pará, Antonio Catete,o Fórum é importante para reforçar a idéia de que o Brasil precisa de um mudança no sistema tributário. “ Essa discussão vem no momento certo, que estamos às vésperas das eleições presidenciais, onde a tributação sempre é um tema que será debatido”, comentou o presidente. E reforça que existem absurdos no sistema tributário atual “que precisa ser mudado, passar por uma grande reforma, onde se torne mais justo e igualitário para toda a sociedade brasileira”.

cateteO presidente do Sindifisco, Antonio Catete

Com uma ampla programação, a abertura do Fórum Internacional Tributário foi marcado pela palestra do economista irlandês Marc Morgan, da Paris School of Economics (França), aluno renomado do economista Thomas Piketty,
Também participaram do evento alguns pré-candidatos à Presidência da República, como Manuela D’Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL), João Vicente Goulart (PPL), Paulo Rabello (PSC), e João Amoêdo (Partido Novo). A senadora Gleise Hoffman (PT) participou do evento representando o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Lançamento do livro

Durante a programação também aconteceu o lançamento livro “A Reforma Tributária Necessária: diagnóstico e premissas”, escrito por mais de 40 especialistas, que realizaram um diagnóstico sobre o modelo atual dos sistemas tributários do Brasil e do mundo.
O vice-presidente do Sindifisco Pará, Rafael Camera, está entre os especialistas que produziram os artigos. Ele afirma que a Reforma Tributária será fundamental para as mudanças estruturais no país.  “A reforma tributária é a mãe de todas as reformas, que pode reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento”, comenta o vice-presidente do sindicato.
Para fazer o dowload do livro, clique aqui: http://plataformapoliticasocial.com.br/a-reforma-tributaria-necessaria/

VII Conafisco EXTRAORDINARIO e VII Plenafisco

Destaque também para os dois eventos paralelos ao Fórum, o VII Conafisco Extraordinário e a VII Plenafisco, ambos contando com a participação dos dirigentes do Sindifisco Pará que cumpriram a extensa agenda dos dois eventos realizados na noite do dia 5.
O VII Conafisco aprovou a alteração no estatuto da Fenafisco relacionada com os critérios para participação dos sindicatos filiados em outras entidades, nacionais ou regionais,  que concorram com a federação. Para o diretor de aposentados do Sindifisco Pará, Nauto Justiniano é importante para o crescimento do fisco. “ A alteração contribui muito para o fortalecimento e engrandecimento da Federação”, comenta Nauto.
Durante a VII Plenafisco foram aprovadas as orientações para elaboração da proposta de Reforma Tributária Solidária (RTS). A proposta será levada ao Congresso pela entidade em agosto.   Para o diretor financeiro do sindicato, Raimundo Pegado a aprovação unanime dos 160 delegados, que representavam os sindicatos filiados da Federação de todo o país “ demonstra a união e o compromisso do fisco com a proposta a ser elaborada”, ressaltou Raimundo Pegado.
Encerramento
Ao final do evento, foi lançada a “Carta de Consenso: a Reforma Tributária Necessária”, que aponta as injustiças do sistema tributário praticado em muitos países, como o Brasil, que tributam mais os segmentos que têm menor renda.  E apresenta as premissas que deveriam nortear um modelo mais justo de cobrança de tributos. “A carta sintetiza a visão do fisco brasileiro sobre as distorções do nosso sistema tributário e oferece argumentos para uma reforma tributária que enfrente a desigualdade social e promova o desenvolvimento”, enfatizou o diretor Administrativo, Reinaldo Martins.

Para fazer o download do PDF com a carta na íntegra, clique no link abaixo:

Carta Consenso