Notícias

27/06/2011

Portal da prefeitura volta ao normal após invasão

 

O portal da Prefeitura de Belém (www.belem.pa.gov.br), que foi invadido por hackers no último sábado (25), voltou ao normal no final da manhã desta segunda-feira (27).

Após o ataque, quem tentou acessar o endereço foi surpreendido com uma mensagem na tela inicial, que dizia “Nós somos anônimos, nós somos uma legião, nós nunca perdoamos. Nunca esqueçam o que esperam de nós”.

Segundo informações da assessoria da prefeitura, o ataque ocorreu por volta da meia-noite, mas só foi descoberto às 8h. Logo em seguida foi retirado do ar e técnicos da Cindesa fizeram uma perícia.

Os peritos informaram que a invasão foi restrita e que os hackers não tiveram acesso aos bancos de dados nem a informações confidenciais.

Os hackers substituíram notícias e fotografias por ironias e ameaças de novos ataques. “Desculpem o transtorno, mas este site não é confiável”, escreveram os invasores virtuais em uma nota intitulada “Mais um site hackeado”.

Várias notícias foram apagadas e no lugar de uma delas, os “invasores” escreveram: “Eu posso, vc (você) pode, venha conosco, bem-vindos ao nosso mundo, um mundo de dados, um mundo de vulnerabilidades…”. Em outra nota, afirmaram que a “onda de ataques vai continuar” e que “todo o banco de dados do site” havia sido copiado.

A invasão entrou para a lista de sites que foram atacados por hackers nesta última semana no Brasil. Segundo a diretora de tecnologia da Companhia de Informática de Belém (Cindesa), Joana D’arc de Sousa, o portal foi atacado pela mesma facção que atacou os sites da Presidência, da Receita Federal, do Senado, dos ministérios do Esporte e da Cultura e da Petrobras, intitulada: @lulzsecbr. “Nunca vi na história esse tipo de invasão, em uma única semana tantos sites serem invadidos”, disse.

Fonte: DOL