Notícias

27/06/2013

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÕE SINDIFISCO NA VANGUARDA DO RESPEITO AO ASSOCIADO

Os auditores e fiscais de receitas da Secretaria da Fazenda participam nesta quinta-feira, 17, no auditório do Crowne Plaza Hotel, às 16h, de um dia memorável de múltiplas atividades  que vão desde uma assembleia geral para recomposição da contribuição da categoria ao Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA), passando por sua tradicional festa junina, até o lançamento de um marco na história sindical no Estado: o Portal da Transparência. “O sindicato vai viver um novo ciclo, de total transparência”, anuncia o presidente Charles Alcantara, que cumpre seu segundo mandato na entidade.
 
Contudo, se o sindicalizado não puder comparecer ao evento ele poderá acompanhar, em tempo real, a assembleia extraordinária, o lançamento do portal, e entrevista com integrantes do Sindicato nas contas das redes sociais (Facebook e twitter) e no site da entidade. A transmissão ao vivo, via web, foi pensada no sindicalizado que está lotado fora da área metropolitana de Belém ou está impossibilitado de comparecer a assembleia. Para acompanhar ao vivo essa transmissão é só acessar o site ou Facebook ou o Twitter do Sindicato às 16h.
 
Depois da assembleia, haverá o que a diretoria sindical considera novo tempo, após 21 anos de existência da entidade.  O Portal da Transparência, abrigado no site do sindicato (www.sindifisco-pa.org.br), publicará tudo o que faz com o dinheiro dos sindicalizados, prestando conta de cada centavo. Como, aliás, a Lei de Acesso à Informação manda que governos e poderes constituídos façam com o dinheiro do povo brasileiro.
 
O portal é uma plataforma desenvolvida para atender metas de exigências estatutárias de acesso à aplicação da verba orçamentária do sindicato. O software, desenvolvido para o sindicato pelo analista de sistema e desenvolvedor de web Giovanni Amorim, contém informações sobre balanços, balancetes, notas fiscais, recibos e os demais documentos da gestão financeira. Além disso, o portal será alimentado em tempo real pelo corpo técnico do sindicato.
 
Na opinião do diretor financeiro do Sindifisco, Reinaldo Martins, um dos responsáveis pela criação do portal, a ferramenta virtual é um marco e deve ser agregada à lista dos patrimônios adquiridos na atual gestão. “Foi um objetivo concretizado. Sempre tivemos vontade de expor as contas de forma mais clara possível. O portal tem de ser incluído ao patrimônio, tamanha é a importância da nova etapa de transparência”, observa Martins.
 
Com acesso restrito aos servidores sindicalizados, o acesso ao portal acontecerá mediante a utilização do email oficial da Sefa como login e o preenchimento do espaço destinado à senha com o número do CPF do usuário. Na falta do email oficial, bastará ao associado criar uma conta em qualquer outro correio virtual. Em casos de dificuldades, é só entrar em contato com a secretaria do sindicato, que oferecerá o suporte necessário ao acesso.
 
 Arraial
 
Logo após o lançamento do portal, para celebrar esse novo tempo, haverá no mesmo auditório a festa junina do Sindifisco. A programação prevê o talento do DJ Fernando Azevedo, apresentação de quadrilha e comidas típicas.