Notícias

30/03/2015

PR: Aposentados e pensionistas discutem as lutas de 2015 no primeiro encontro do ano

Em 26 de março, aposentados e pensionistas lotaram o salão social da antiga sede do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) na primeira reunião do ano. Foram discutidos pela categoria atividades do Sindicato, ações judiciais e conjuntura política de 2015.

Durante o encontro, a diretoria da entidade destacou todas as lutas que a entidade vem fazendo em defesa dos aposentados e pensionistas.

Entre elas está a mobilização contra a taxação de 11% dos servidores públicos inativos que recebem acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – aprovada em comissão geral no fim do último ano. O Sindicato é membro do fórum das entidades de classe representativas das carreiras típicas de Estado e está ajuizando ações para reverter a situação.

De acordo com a diretoria, outro meio importante de luta em defesa desse segmento é o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Cedi-PR), para o qual o SINDAFEP foi reeleito recentemente.

Nos informes jurídicos, o advogado José Guilherme Rolim Rosa esclareceu os aposentados e pensionistas sobre as ações de cotas individuais. “Há 51 ações. Destas, 40 já estão em execução, sete estão prontas serem executadas e apenas quatro estão em processo de discussão de mérito. Ou seja, mais de 90% das ações já estão ganhas, o que diferencia é o tempo de recebimento”, afirmou o advogado.

EVENTOS

No encontro, os Auditores Fiscais foram informados sobre o calendário de atividades do SINDAFEP, para que possam se programar desde já para participar de eventos como o Encontro dos Fiscais Aposentados e Pensionistas (EFA).

A diretoria também reforçou o convite para todos participarem do lançamento do 3º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que será em 31 de março, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Ao fim da reunião mensal, os aposentados e pensionistas participaram de um delicioso café da tarde promovido pelo Sindicato, que teve clima de páscoa com decoração e detalhes pensados em proporcionar momentos de confraternização e reencontro do segmento.

Fonte: Sindafep