Notícias

03/12/2019

Primeiro Congresso das Mulheres do Fisco deve ocorrer em 2020

A realização, no próximo ano, do Primeiro Congresso das Mulheres do Fisco e a criação do grupo “Mobilização” que vai buscar a união com outras categorias de servidores públicos na luta contra os retrocessos contidos nas reformas em curso foram algumas das decisões tomadas na 198ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco encerrada ontem (28), em Brasília.
Foram dois dias de intensos estudos, debates e palestras sobre pautas que interessam à categoria e à sociedade, com foco nas reformas da Previdência, Trabalhista, Tributária e Administrativa.
Na quarta-feira (27), dirigentes do fisco estadual e distrital se aprofundaram no conteúdo das reformas a partir da leitura de documentos e palestras. Celso Malhani, diretor da Fenafisco, por exemplo, expôs no grupo que tratou sobre a Reforma da Previdência, enquanto André Horta, diretor do Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz) falou sobre a Reforma Tributária. A representante do Fenafisco/Pará, Karla Lima, diretora de Comunicação, integrou o grupo da Reforma Administrativa que teve a palestra do presidente da Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (AFIPEA), o economista José Celso Pereira. Ele expôs sobre todos os projetos de reformas administrativa em curso.
As conclusões e sugestões dos grupos de trabalho foram apresentadas no último dia da reunião. Outros temas em pauta, como participação política, orçamento e as próximas agendas da entidade também foram definidos. Cada sindicato ainda teve o momento para relatar os assuntos mais importantes para a categoria nos seus respectivos estados.
Ainda durante o evento ocorreu o lançamento do livro “Sindicalismo no fisco estadual e distrital” com relatos sobre as principais conquistas das entidades filiadas à federação. O capítulo 13 é dedicado ao Sindifisco/Pará, com destaque para a aprovação da PEC do Teto Remuneratório e da Lei Orgânica do Fisco.