Notícias

30/04/2020

Processo contra Guedes tem apoio

Sindifisco/Pará apoia a decisão da Fenafisco de entrar na justiça contra Paulo Guedes.

O Sindifisco/Pará apoia a decisão da Federação Nacional dos Servidores do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) de processar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que recentemente acusou os servidores do Fisco de chantagear empresas. Charles Alcântara, presidente da entidade, escreveu uma dura carta em resposta ao ministro. Leia abaixo:

BASTA, PAULO GUEDES
Charles Alcantara

Desde que assumiu a pasta da Economia, há 1 ano e 4 meses, Guedes já desferiu uma série de insultos e injúrias aos servidores públicos em geral e aos agentes do Fisco em particular.

Responsável maior pela paralisia da economia brasileira no período antes da crise sanitária, e incapaz de oferecer alternativas efetivas durante a crise, o ministro recorre ao costumeiro sadismo e deboche contra os seus alvos preferenciais: os servidores públicos.

Guedes é suspeito de fraudar fundos de pensão, o que ensejou a abertura de processo de investigação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2019.

A acusação de fraude é, por certo, uma suspeita. Nesse caso, o ministro goza do benefício da dúvida e da presunção de inocência.

O mesmo não se pode dizer da incompetência técnico-política e emocional de Guedes, que são evidentes, gritantes. Nesse caso, não existe dúvida a beneficiar o ministro.

É justamente esse senhor, suspeito de fraude, que se pôs a lançar uma acusação genérica e injuriosa contra todos os agentes do Fisco (Federal, Estadual/Distrital e Municipal), ao afirmar que “(…) tem fiscal chantageando a companhia pra não multar…”.
A Fenafisco, ora isoladamente, ora coletivamente com outras entidades representativas de servidores do Fisco e de outras categorias, viu-se mais de uma vez no direito e no dever de responder aos insultos e arroubos verborrágicos do ministro, seja por meio de artigos, declarações e notas de repúdio ou protesto.

Não funcionou, devo admitir.

Agora somos obrigados a chamar o ministro às falas em outra arena: o Judiciário.

Basta, ministro!

Charles Alcantara
presidente da Fenafisco