Notícias

21/03/2022

Sefa: 7 mil disputam vaga para fiscal

Provas foram aplicadas em Belém e cinco municípios. No próximo domingo, a prova será para auditor fiscal.

Cerca de sete mil candidatos realizaram, neste domingo, as provas para o concurso público que preencherá dez vagas para o cargo de fiscal de receitas da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa), além de formar cadastro de reserva. A realização de mais concursos para a carreira fiscal é uma das bandeiras defendidas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Fisco do Pará (Sindifisco).
As provas foram aplicadas em Belém e outros cinco municípios do Pará. Pela manhã, foram respondidas questões de conhecimentos gerais e pela tarde, questões específicas. Segundo a Fadesp, organizadora do concurso, havia 10.085 pessoas inscritas, mas cerca de três mil faltaram.

Viviane, Leiciane e Régis, candidatos no concurso da Sefa.


O concurso é um dos mais esperados no Estado, atraindo candidatos de vários cantos do Pará e do país. A pedagoga Viviane Kinoshita contou que vem se preparando há um ano para o concurso. Antes, participou de outro, no Ceará, mas como experiência.
Viviane contou que decidiu investir em uma nova carreira e, após analisar várias, se identificou com a carreira de fiscal vista como essencial para o país ao atuar na fiscalização de impostos. “Infelizmente, o Brasil é muito corrupto. É necessário alguém que fiscalize”, defendeu.
O auxiliar de escritório, Régis Targino, também aposta na carreira, acreditando que poderá ajudar na fiscalização de entrada e saída de mercadorias do Estado para impedir a sonegação e evasão fiscal. Formado em Pedagogia, ele se prepara há um ano para o concurso também por causa do salário e da estabilidade.
Targino veio de Viseu para realizar a prova em Belém. Foram sete horas de viagem, de ônibus, trajeto que repetirá no próximo domingo, 27, para participar da prova para o cargo de auditor fiscal da Sefa. Ele acredita que, além dos estudos, a experiência com a área contábil o favorece.
A estabilidade e o salário atraíram a professora Leiciane Melo que também veio do interior para fazer a prova em Belém. Ela é professora em Cachoeira do Piriá, mas ocupa cargo temporário, motivo de instabilidade financeira.
Nas redes sociais, o presidente do Sindifisco, Charles Alcantara desejou sucesso aos candidatos e saudou os futuros colegas que chegarão à categoria que tem a importante missão de garantir recursos para as políticas públicas do Estado.
Nova prova – No domingo, 27, será aplicada a prova para o cargo de auditor fiscal. O edital prevê 38 vagas para preenchimento imediato e 112 para cadastro de reserva.

Imagens: Sandra Rocha