A Coordenação de controle de mercadorias em trânsito da Secretaria da Fazenda (Sefa) do Araguaia, localizada na Pa 287, apreendeu, na madrugada de hoje (06/06) munição para armamento e cigarro escondidos no meio de bagagens de passageiros de um ônibus. Por volta de 3 horas da manhã os auditores pararam o veículo e ao verificar as mercadorias encontraram os projéteis. Havia 190 balas calibre 38; 1.200 balas calibre 22; 100 balas calibre20 e 36; 100 balas calibre 28 e 110 balas calibre 32, além de uma caixa com 25 cartuchos vazios.
No ônibus também foram localizados televisão, lanternas, e 600 pacotes de cigarro sem nota fiscal. Ninguém assumiu a propriedade dos projéteis, e o Termo de Apreensão foi lavrado em nome do transportador.
O coordenador da Araguaia, Raimundo Afonso Moura Lima, registrou ocorrência policial e entregou a munição na delegacia de Conceição de Araguaia, que vai encaminhá-la ao Fórum da cidade.
No meio da manhã a Coordenação fez mais uma apreensão, desta vez de 300 caixas de cerveja; 130 pacotes de refrigerante e 40 caixas de bebida quente, mercadoria que saiu de Goiânia para Xinguara, desacompanhada de documento fiscal.
De acordo com o coordenador, de maio para junho as apreensões aumentaram cerca de 200%. “A estratégia que adotamos é abrir os caminhões e fazer a contagem física, o que demora mas garante um melhor controle da entrada da mercadoria. Muitas vezes encontramos produtos sem a emissão da nota fiscal”. O coordenador lembra, que, em maio, houve apreensão de uma carreta, e que 80% da mercadoria não tinha nota fiscal.
O diretor de Fiscalização da Sefa, Célio Cal Monteiro disse que, em maio, a Secretaria realizou uma operação conjunta de fiscalização com o Exército Brasileiro, em Marabá, Altamira e Santarém, para aumentar o controle sobre o transporte de armas e munições, e que intensificou as ações de fiscalização nas áreas de fronteira onde há entrada e saída de mercadorias.
Fonte: Sefa