Notícias

28/03/2011

Sefa esclarece sobre SPED e AIDF para contribuintes

A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), por meio da Diretoria de Arrecadação e Informações Fazendárias realizou no dia 24/03, reunião  técnica sobre o serviço on line da  Autorização de Impressão de Documentário Fiscal (AIDF), que está disponibilizado no Portal de Serviços da Secretaria  (www.sefa.pa.gov.br) desde novembro do ano passado. Participaram  contadores e gráficos.

O objetivo da reunião foi tirar dúvidas sobre o sistema informatizado, visando o melhor aproveitamento do mesmo. A autorização de impressão de documentários fiscais é o serviço mais demandado da Sefa e  passou a ser informatizado desde novembro de 2010. Já foram emitidas, desde novembro do ano passado, 10.520 AIDFs eletrônicas.
 
A apresentação  foi feita pelo fiscal Carlos Alberto Rodrigues Junior, e os contribuintes aproveitaram para tirar dúvidas sobre pedidos  não atendidos. Por exemplo, quando o cadastro do contribuinte está incompleto ele não é autorizado a emitir AIDF. E se há erro de informação no pedido, a AIDF  não será aprovada.   

Para o secretário da Fazenda, José Tostes Neto, as reuniões com contribuintes são importantes pois ajudam a esclarecer  dúvidas e estimulam o uso dos sistemas informatizados. Segundo ele, a administração tributária avança celeremente no uso de ferramentas tecnológicas,  que  facilitam o acesso aos serviços e dão maior segurança às informações, além de aumentar o controle do Fisco. 

Informações SPED

No dia  23/03, a auditora de receitas Hedylamar Beckmann, coordenadora da Célula de Automação Fiscal, da Diretoria de Fiscalização da Sefa, participou de um evento sobre o Sistema Publico de Escrituração Digital (SPED) voltado a contadores e contabilistas, organizado pelo Sindicado das Empresas de Serviços de Contabilidade, Sescon, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O encontro serviu para informar e esclarecer sobre as principais alterações na legislação tributária que criou novas obrigações acessórias para os contribuintes estaduais, relacionadas às ferramentas tecnológicas em uso na administração fazendária.  
O Sped entrou em funcionamento desde 2007 com o objetivo de uniformizar informações e reduzir custos, criando uma base única e compartilhada entre a União e os estados brasileiros. Ele abrange sistemas como a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e a Escrituração Fiscal Digital (EFD) que utilizam a certificação digital.

O prazo de entrega dos arquivos digitais de Escrituração Fiscal Digital (EFD) é o 15º dia do mês subseqüente ao dia da apuração, mas para os contribuintes que iniciam  sua obrigatoriedade  a partir de janeiro de 2011, referentes aos meses de janeiro a abril de 2011,o prazo  foi prorrogado até o dia 15 de maio de 2011.  

Em torno de 3.000 contribuintes estão  obrigados a entrega de arquivos digitais da EFD este ano. Em  2012 estarão obrigados ao uso da EFD todos os contribuintes do ICMS, exceto os  optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional).

A auditora alertou aos contadores e contabilistas que é preciso ter cuidado no envio de  informações da EFD, e lembrou que, para fins legais, não apresentar a Escrituração Digital  significa não ter escrituração fiscal.

Clique aqui para ver a apresentação do SPED.

Fonte: Sefa