Notícias

16/08/2011

Sefa recebe representantes do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial

A Secretaria Estadual de Fazenda do Pará (Sefa), recebeu, no dia 11 de agosto, a visita de dois representantes do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que congrega empresas e entidades empresariais não governamentais, com o objetivo de promover a melhoria no ambiente de negócios e estimular ações que evitem desequilíbrios concorrenciais causados por evasão fiscal, informalidade, falsificação e outros desvios de conduta.

Estiveram na audiência o embaixador Roberto Abdenur, presidente executivo do ETCO e Everardo Maciel, membro do Conselho Consultivo. Eles foram recebidos pelo secretário da Fazenda, José Tostes Neto; pelo secretário adjunto de Receitas, Nilo Rendeiro de Noronha e pela coordenadora da Escola Fazendária, Maria de Nazaré Arruda. O assunto do encontro foi apresentar a instituição e propor uma parceira no desenvolvimento de ações voltada ao combate dos ilícitos de natureza tributária.

O ETCO ofereceu à Sefa, de forma gratuita, um software que funciona junto ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NFE) agregando e cruzando as informações disponíveis nas bases de dados, gerando relatórios de análise, consolidando estatísticas por setores e regiões e permitindo à secretaria obter dados sobre a economia do Estado em tempo real, facilitando o planejamento das ações. Esta ferramenta já foi instalada na Secretaria Estadual da Fazenda da Bahia, com sucesso.

“Identificamos um grande potencial de trabalho na ferramenta oferecida. Governo do Estado e ETCO vão firmar um convênio de cooperação e o mais  rápido possível o software deve ser agregado ao sistema de informática da secretaria”, informou José Tostes Neto.

Fundado em 2003, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial atua na conscientização da sociedade sobre os malefícios sociais de práticas não éticas, e seus reflexos negativos para o crescimento do país. Também apoia iniciativas que estimulem o comportamento ético na economia, e promove e incentiva, estudos e pesquisas celebradas em parcerias com instituições. Compõem o ETCO seis câmaras setoriais, reunindo empresas dos segmentos de tecnologia, medicamentos, combustíveis, fumo, cervejas e refrigerantes.

Fonte: Ascom Sefa