Foi um seminário para ficar na história de quase 20 anos do sindicato, tanto pelo elenco qualificado de palestrantes, debatedores e plateia quanto pela densidade de debates tão contemporâneos e essenciais, como a formulação de uma reforma que promova a justiça tributária e, regionalmente, a aprovação da Lei Orgânica do Fisco. A síntese é retrato do Seminário “Por um Fisco de Estado e um sistema tributário nacional justo”, patrocinado na sexta-feira, 10, pelo Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA), no Beira-Rio Hotel. Ficará na história, igualmente, pela posse da nova diretoria do sindicato, com o reconduzido presidente Charles Alcantara, para um mandato até 2014.
Prestigiado por renomados tributaristas, juristas, parlamentares e autoridades em Brasil, como o professor Roberto DaMatta, o seminário foi um sucesso de público. O número de inscrições de auditores e fiscais de receitas que formam o Grupo TAF da Secretaria da Fazenda do Pará superou as mais otimistas expectativas, demonstrando o acerto do sindicato na escolha do tema. Bem divulgado, o evento ganhou destaques na imprensa e nas mídias eletrônicas e sociais. Visualmente, o seminário foi show de talento gráfico.
A presença do presidente da Federação Nacional do Fisco (Fenafisco), Manoel Isidro, e do presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Roberto Kupski, representando as duas mais poderosas entidades nacionais que congregam a categoria, significou uma demonstração de força do Fisco brasileiro, em prol das grandes causas institucionais. Tributarista e formulador, o vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, foi outro que emprestou prestígio e inteligência ao debate.
Temas como ética pública e fim das interferências políticas no Fisco nacional e regional pontuaram o seminário em palestras e opiniões de gente com poder para influir com voz e voto para mudar a realidade, como o deputado federal João Dado (PDT-SP), o senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP), o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol-PA) e o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA), que preside a estratégica Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal.
Bem sucedido, o seminário só poderia ter encerrado com festa. Música variada, alegria, em jantar memorável. Bem sucedido, o sindicato, sob renovada diretoria, comemorou a primeira gestão com conquistas que valorizaram a categoria e quebraram paradigmas do velho sindicalismo. Os avanços expressam comportamento sindical, moderno, inovador, ágil e sintonizado com o contribuinte e a sociedade paraense e brasileira. Distribuído no seminário, o documento de prestação de contas revela firme propósito de avançar mais.
A diretoria, no novo mandato:
Presidente: CHARLES JOHNSON DA SILVA ALCANTARA
Vice-Presidente: ROSANA CARVALHO DA SILVA PEREIRA
Diretor Administrativo: RAIMUNDO NONATO SANTOS PEGADO
Diretor Financeiro: REINALDO DE OLIVEIRA MARTINS
Diretora Jurídica: MÁRCIA CRISTINA DE PINHO COUTO
Diretor de Comunicação e Relações Intersindicais: LUIZ OTÁVIO COSTA DE MORAES
Diretora de Aposentados e Pensionistas: MARIZA PINHEIRO MENDES
Suplentes:
MARIA DO ROSÁRIO ARRAIS ALMEIDA
VALDETE SERRA DA CRUZ
DJALMA TADEU CORRÊA PANTOJA
RIVÂNIA RAQUEL MARIANO PORTO
MARCOS ANTÔNIO CARDOSO LOBATO.
Veja as fotos do evento em nossa Galeria