Notícias

04/06/2013

Servidores da saúde valorizam socialização da experiência sindical em assembleia de três dias

O presidente do Sindicato do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-P), Charles Alcantara, participou na quinta-feira, 30, da Assembleia  Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde

Pública do Estado do Pará (Sintesp-PA). Com o tema “Conjuntura Nacional e Internacional”, Alcantara debateu por mais de uma hora com 100 participantes do segundo dia do evento, na Casa Dom Lustosa, em Benevides, na região metropolitana de Belém.
 
alt
alt
Dois momentos da palestra de Charles Alcantara no Sintesp/Pa para mais de 100 pessoas.
 
Fotos: Roberta Brandão

O Sintesp é um sindicato com 24 anos de existência e atua em 66 municípios do Pará. Na história do sindicato, realizam-se assembleias que ultrapassam um dia de duração. É o caso da última assembleia, que demorou três, iniciando no dia 28. A programação desse tipo de assembleia inclui amplos debates sobre esferas regionais, globais e relata iniciativas criativas diversas, como concurso para a criação do novo hino da entidade.

 
Alcantara expos sobre conjuntura nacional e internacional e apresentou panorama sobre arrecadação tributária e dívida pública. Além disso, reforçou a importância da luta dos trabalhadores, em especial dos servidores da saúde, para conquista das 30 horas de trabalho semanais.
 
Para José Carvalho, agente de saúde e secretário do Sintesp-PA, é de suma importância a compreensão global dos fatos para se formatar a visão sindicalista. “Não adianta discutirmos temas de municípios se não soubermos a conjuntura mundial, nacional”, diz ele sobre a palestra do presidente do Sindifisco.  O agente de portaria José Ferreira, de Ipixuna do Pará, destacou a importância da socialização do conhecimento: “Achei muito importante o que ele (Charles) falou, até porque é uma discussão nova pra mim”.