Notícias

28/10/2021

Servidores protestam contra a PEC 32

Entidades sindicais de Belém aderiram ao dia nacional de protestos contra a PEC 32, a PEC da Rachadinha, que praticamente acaba com o serviço público.

Nesta quinta-feira (28), Dia do Servidor Público, entidades sindicais promoveram em Belém um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, que trata da reforma administrativa e é também conhecida como “PEC da rachadinha”. A manifestação começou na Escadinha e depois seguiu pela avenida Presidente Vargas até a Praça da República.
No caminho, os manifestantes distribuíram panfletos e explicavam à população o que a PEC 32 causará em suas vidas, caso seja aprovada no Congresso Nacional. Os sindicalistas alertaram que a PEC vai destruir os serviços públicos, acabar com os concursos, favorecer os apadrinhamentos políticos, enquanto a população mais carente vai ter de pagar para ter acesso à saúde e educação, por exemplo.
A PEC 32, enviada por Jair Bolsonaro (sem partido), já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal (CCJ), mas precisa ser aprovada em dois turnos no plenário. Caso seja aprovada, seguirá para o Senado para votação também em dois turnos. Por isso, a população e os servidores públicos precisam manter os protestos e pressionar os deputados federais e senadores a votarem contra a PEC 32.