Notícias

12/08/2011

Sespa realiza “Dia D” da vacinação neste sábado em todo o Estado

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite no Pará será aberto oficialmente neste sábado, 13, às 8 horas, no Abrigo Especial Calabriano e Unidade de Referência Especializada em Reabilitação Infantil (Ure-Rei), em Belém. Mantido pela ONG italiana Instituto Pobres Servos da Divina Providência, com recursos da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o Abrigo atende crianças portadoras de paralisia cerebral e outros problemas neurológicos, por meio de um jardim sensorial.

Neste sábado, o local ficará disponível ao público em geral e será uma forma da Sespa chamar a atenção de todas as unidades básicas de saúde localizadas no Estado no empenho de cumprir a meta de vacinar mais de 1,5 milhão de crianças com idade entre zero e seis anos até o dia 16 de setembro, prazo final da campanha.

De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Jaíra Ataíde, essa meta consiste em vacinar pelo menos 95% das crianças entre zero e quatro anos contra a pólio e 95% das crianças de um a seis anos contra o sarampo. A campanha busca vacinar um universo de 736.683 crianças contra a pólio e 922.947 contra o sarampo.

 Foram distribuídas 900.00 doses da vacina contra poliomielite e 1.020.000 contra sarampo em todas as localidades do Estado, somando 890 postos de saúde. Além disso, há 340 postos volantes, com equipes a bordo de lanchas, para alcançarem populações mais distantes. O “Dia D” da campanha apresenta essa nomenclatura por indicar que as vacinas estarão disponíveis, neste sábado, em Unidades Básicas de Saúde, escolas, creches, supermercados e centros comunitários, totalizando 5.488 postos de vacinação. Quem perder o “Dia D” da campanha terá até o dia 16 de setembro para vacinar suas crianças nos postos de saúde.

Serviço: O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite no Pará será aberta oficialmente neste sábado, às 8 horas, no Abrigo Especial Calabriano e Ure-Rei, em Belém, localizado na avenida Senador Lemos, 1341, entre travessas Djalma Dutra e Magno de Araújo, bairro do Telégrafo.

Fonte: Mozart Lira – Ascom Sespa.