Notícias

24/03/2015

Sindicato aprimora em cálculo judicial

Curso ministrado em Brasília pela Fenafisco qualifica advogados sindicais.  O Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) mantém-se atuante e participativo no que se refere ao calendário nacional de atividades proposto pela Federação Nacional do Fisco Estadual (Fenafisco). Desta vez, quem participou das atividades sindicais foi o setor jurídico do sindicato. Acompanhando o diretor jurídico Luiz Otávio Moraes, o advogado do sindicato Erick Machado participou do curso de Cálculo Judicial ministrado pelos especialistas Gilberto Melo e Guilherme Melo, em Brasília, nos dias 16 e 17 deste mês.

O curso reuniu contadores, advogados e líderes sindicais em torno do aperfeiçoamento técnico específico sobre os principais conceitos e métodos utilizados na elaboração e análise crítica dos cálculos judiciais.

Perito em cálculos judiciais e extrajudiciais, o professor Gilberto Melo enfatizou a importância do curso e da capacitação profissional para o pleno desenvolvimento do trabalho exercido pelas assessorias contábeis e jurídicas dos sindicatos. “Este curso proporciona a ampliação de conhecimentos técnicos e favorece o nível de padronização dos procedimentos”, destacou.

Na visão do advogado Erick Machado, que participa representando a entidade pela segunda vez em cursos de formação no âmbito nacional, apesar de, atualmente, a maioria das ações representadas pelo Sindifisco Pará estarem em fase de conhecimento, é necessário estar completamente preparado para o futuro procedimento de execução. “É preciso estar aparelhado para as diversas nuances dos cálculos judiciais. Em caso de erros nos cálculos ou desconhecimento do assunto, a outra parte pode embargar o processo, tornando-o moroso ou até gerando penalidade”, destaca.

O advogado também ressaltou a essencialidade da troca de experiência e vivência entre os sindicatos filiados à Fenafisco. “Oportunidades como esta possibilitam que haja um intercâmbio de ações entre assessores jurídicos dos sindicatos e isso permite padronizar a atuação da categoria”, acredita.