Notícias

18/01/2013

SINDICATO QUER APOSENTADOS COM FORTE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO FISCO PARAENSE

O Dia do Aposentado, comemorado no dia 24 de janeiro, terá celebração diferente neste ano no Sindicato do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA). Na data, às 9h30, acontece na sede do sindicato uma reunião para debater assuntos relacionados a esse segmento da categoria e para retomada da campanha de filiação com foco nos servidores aposentados do Fisco.
 
Estarão em pauta assuntos como pagamento aos aposentados, inclusive dos retroativos; novo vencimento da Lei Orgânica do Fisco (Loat), ainda está pendente de regularização; pagamento da Gratificação de Participação nas Multas e a articulação para a solicitação de audiência com o governador Simão Jatene, a fim de discutir os termos da Carta dos Aposentados enviada em setembro de 2012.
A campanha de filiação dos aposentados será um pouco diferente do que o Sindicato vem propondo. Agora, o processo será de integração. Os aposentados filiados serão responsáveis por aproximar o colega não filiado ao sindicato e, por conseguinte, ao sindicalismo.
 
“Queremos agora entrar em outro patamar de relação com os servidores aposentados do Fisco, chamá-los para a participação política, para que este seja um sujeito ativo e consciente nas ações sindicais. Chamar a responsabilidade também para si”, explica o presidente do sindicato, Charles Alcantara.
A ação sindical foi elaborada coletivamente. Os aposentados Glória Marvão, Valdete da Cruz e Agamenon do Vale reuniram-se quinta-feira, 17, com o presidente da Associação dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Asfepa), Geraldo Nogueira; o presidente e a vice-presidente do Sindifisco, Rosana Pereira, além dos diretores Raimundo Pegado e Luís Otávio Moraes, para elaborar a atividade dirigida aos aposentados.
 
“Eu acho que essa comunhão é importante para manter o progresso e a união do sindicato e sindicalizados. Assim, o aposentado fica a par dos ganhos e responsabilidades da categoria”, defende Agamenon

Entenda a data: Lei Eloy Chaves

 
O 24 de janeiro foi escolhido Dia do Aposentado porque nessa data, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estradas de ferro existentes. É o marco da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal.
 
Antes da assinatura, aconteceram fatos importantes (embora pontuais), como primeiro ato que concedeu o direito à aposentadoria aos empregados dos Correios, em 23 de março de 1888. A partir daí, sucessivas leis e decretos foram editados, mas sempre atendendo a setores específicos. Por isso, a data que representa a luta geral dos trabalhadores ficou marcada pela Lei Eloy Chaves.