Notícias

09/02/2022

Sindifisco doa kit de Robótica

Equipamento vai permitir que a Escola Magalhães Barata represente o Pará em competição nacional de Robótica.

Mais uma vez o Sindifisco/Pará, comprometido em lutar também pela sociedade, fez nesta quarta-feira (09), a doação de um kit Lego para que a Escola Magalhães Barata, vizinha do sindicato no bairro do Telégrafo, possa treinar sua equipe para participar do Torneio de Robótica, cuja etapa regional está marcada para os dias 22 e 23 de março, no Serviço Social da Indústria (Sesi) de Ananindeua. As melhores equipes garantem vaga para o Festival SESI de Robótica, que ocorrerá na Bienal de São Paulo.
O torneio, intitulado First Lego League Challenge, é, na verdade, um campeonato internacional que, no Brasil, é coordenado pelo Sesi, e visa difundir a Robótica entre crianças e jovens, estimulando-os para que busquem soluções inovadoras para problemas da sociedade moderna.
Os projetos este ano precisarão ser desenvolvidos em cima do tema “Cargo conect” (conexão de carga). Com a doação feita pelo Sindifisco, a partir de agora, a equipe da escola se debruçará sobre o tabuleiro robótico, que compõe o kit, para desenvolver um projeto que facilite o transporte de carga pesada com baixo custo.
Estiveram no Sindifisco para receber a doação, o diretor da escola, Jerônimo Bahia, e as professoras Aldelice Ferreira Dias (técnica da equipe) e Rosângela Maria Silva Gomes (coordenadora), além dos estudantes do último ano do Ensino Médio Manuel Júlio da Silva Gatinho e Rafaela Gibson que atuam como monitores. Estavam presentes dos diretores Karla Lima (Administração), Débora Amoras (Comunicação e Relações Institucionais) e Marcelo Teixeira (Financeiro).
Aldalice Dias se disse grata pelo Sindifisco ser um dos maiores patrocinadores com a doação do robô e do tabuleiro robótico. O diretor da escola lembra que a entida foi um das pioneiras a contribuir e este ano mais uma vez se dispôs a ajudar. “Esta doação vai levar os alunos a se envolverem ainda mais no projeto”.
Segundo a diretora Karla Lima, o Sindifisco se sente honrado por poder ajudar na educação dos jovens e estimulá-los a se envolverem numa área promissora e buscarem algo mais.