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11/11/2014

Sindifisco investe em mídias sindicais

Diretoria de Comunicação vai ao Rio debater comunicação sindical.   A diretoria de Comunicação do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) participou, agora pela segunda vez, do 20° Curso do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Na quarta-feira, 5, a diretora de Comunicação e Relações Intersindicais, Karla Lima, e o gerente de Comunicação, Sérgio Bastos, iniciaram uma imersão de quatro dias em estudos e debates sobre as práticas de comunicação sindical. Realizado no Rio de Janeiro, o curso teve como tema “Comunicação dos trabalhadores e hegemonia”.

O evento, que contou com cerca de 200 inscritos, participação de sindicatos de todo país e representantes de vários segmentos da classe trabalhadora, também tratou de temáticas como “20 anos de comunicação sindical”, “Apoio das empresas e da imprensa ao golpe de 64”, “Comunicação na era pós internet”, “TV dos Trabalhadores: uma utopia a ser alcançada”.

Para Sérgio Bastos, publicitário há 28 anos e há 2 integrando a equipe de comunicação do Sindifisco, o setor de comunicação é estratégico e necessita que seus trabalhadores estejam em constante formação. “Existem muitas mídias, por isso é importante que o profissional de comunicação seja qualificado. O curso mais as oficinas do NPC foram importantes não somente para se adquirir novos conhecimentos técnicos, mas também para oportunizar que os profissionais de comunicação sindical tenham uma noção política, discutam e debatam sobre esse tema que deve reger o fazer sindical”, afirma.

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Cerca de 200 inscritos, entre jornalistas e dirigentes sindicais, participaram do encontro

Segundo Karla Trindade, o sindicato continuará investindo na comunicação com o intuito de torná-lo referência de informação segura para o sindicalizado. “Queremos que o sindicalizado tenha os portais de informação do sindicato como uma fonte. Para isso é necessário investimento. Além disso, é importante o Sindifisco esteja sempre se relacionando com outros sindicatos, realizando intercâmbio com várias categorias, com várias experiências de comunicação na área sindical e sempre estar antenado com as constantes atualizações nos meios de comunicação”, defende.

Para um dos fundadores do curso de comunicação, o italiano Vitto Giannotti, que atuou intensamente no movimento sindical no início dos anos 1990, a disputa de comunicação entre os grandes meios de comunicação e os ditos alternativos é desleal. Por isso é necessário criar ferramentas eficazes para o sindicalismo atingir o público-alvo. “A hegemonia é feita pela mídia. A questão é quando tempo nós não vamos disputá-la. A maioria dos jornais sindicais tem uma pauta ruim, é feia e não interessa aos trabalhadores. É preciso reformular, é preciso aprender”, ensina.

Fenafisco

A Federação Nacional do Fisco também participou do curso de comunicadores sindicais. O presidente da Fenafisco, Manoel Isidro, e a jornalista Wanúbia Lima, da equipe de comunicação da federação estiveram nos quatro dias de formação. O diretor de Comunicação da Fenafisco, Charles Alcantara, participou do mesmo curso em 2013. Confira aqui a matéria: http://migre.me/mMBbc