Notícias

16/11/2018

Sindifisco no Encontro Latino-americano

O Encontro Regional de Sindicatos Tributários aconteceu em Buenos Aires.
O Sindifisco Pará esteve presente no Encontro Regional de Sindicatos Tributários, organizado pela Asociación de Empleados Fiscales e Ingresos Publicos (AEFIP), em Buenos Aires, Argentina, nos dias 25 e 26 de outubro, com objetivo de fortalecer as entidades e trocar experiências sobre seus diversos órgãos e formas de funcionamento.

Encontro Regional de Sindicatos Tributários

O evento foi marcado pela apresentação da estrutura da Administração Tributária dos diversos países componentes e pelo lançamento da Confederação Latino-americana de Trabalhadores de Ingressos Públicos com a participação de representantes de cinco entidades de países latino-americanos: a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco do Brasil, a Associación Fiscal de la Impositiva – AFI do Uruguai, a Federación Nacional de Trabajadores Aduaneros y Tributario Del Perú – FENTAT-SUNAT do Peru, AFIICH (Asociación De Fiscalizadores De Impuestos Internos De Chile ) do Chile e da Asociación de Empleados Fiscales e Ingresos Publicos, AEFIP da Argentina.

Presença do Sindifisco Pará

O vice-presidente do Sindifisco Pará, Rafael Camèra, foi convidado pela Fenafisco para acompanhar o diretor de Aposentados e Pensionistas da Federação, Celso Malhani, no encontro que aconteceu na capital portenha.

A presença do vice-presidente do fisco paraense foi solicitada por ele ter feito o primeiro contato com as entidades sindicais do fisco dos países sul-americanos e por ter sido o responsável pela aproximação deles com a Federação no Brasil.

Rafael faz mestrado em Montevidéu, no Uruguai, financiado com recursos próprios. E aproveitou o período em que está estudando no país para se aproximar do sindicato local, a AFI (Associación Fiscal de la Impositiva).

“Conheci o presidente do sindicato AFI do Uruguai, Sr. Aidemar, e, durante uma conversa, ele comentou sobre um projeto de criação de uma Confederação Latino-Americana. Através dele, o Brasil foi convidado a fazer parte do grupo”, comentou Rafael Camèra sobre a receptividade que teve na instituição. E completa: “Pedi para formalizarem um convite ao Brasil, e em seguida, fui procurar a Fenafisco para fazer o anúncio, conversando depois pessoalmente em Brasília”, relembra.

“O Sindifisco Pará, como membro filiado à Fenafisco, busca conjugar forças no sentido de colocar-se à disposição para contribuir e apoiar parcerias que resultem em conhecimentos para melhor desenvolvermos nossas atividades”, enfatizou o presidente Antônio Catete.

Para o presidente da Fenafisco, Charles Alcântara, a aproximação da Fenafisco com os sindicatos dos países vizinhos é de extrema relevância. “Foi um intercâmbio importante para trocar experiências, conhecer a realidade da administração tributária de outros países e compartilhar com eles a nossa”, afirmou o presidente da Federação.

Charles Alcântara adiantou também, que durante o encontro foi feito o convite à Federação para participar da Confederação Latino-americana, porém essa decisão precisa ser aprovada durante o próximo Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital-CONAFISCO, junto aos sindicatos filiados a entidade.

Fonte: Sindifisco Pará