Notícias

02/05/2013

SINDIFISCO-PA DISTRIBUI KIT DE EDUCAÇÃO FISCAL NA FEIRA PAN-AMAZONICA DO LIVRO

Na noite do dia 26 de abril foi aberta a Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. A feira pode ser frequentada até o dia 6 de maio e conta com vários estandes de livros, além da programação cultural gratuita. O Sindicato do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) também está presente no evento de troca de saberes divulgando material impresso de educação fiscal. O kit “Fisco essencial”, que contém um clipe musical e o documentário com a história do sindicato, está sendo distribuído no estande da Secretaria da Fazenda (Sefa) que, pela primeira vez, ocupa um lugar na feira para disseminar a educação fiscal e tirar dúvidas de contribuintes.
 
O estande da Sefa na Feira do Livro fica próximo ao estande que homenageia o poeta paraense Max Martins e funciona das 9h às 22h. Conta sempre com o auxílio de três servidores por turno. Auditores e fiscais realizam plantão fiscal. O estande, além de divulgar ações da secretaria, está cadastrando contribuintes para concorrer aos prêmios da Nota Fiscal Cidadã.
 
A contribuinte Rosangela dos Santos e toda a família visitou o estande para se cadastrar no programa e ganhou o material educacional do Sindifisco. Edelen Silva, Rayssa Almeida e Elisson Silva, filhos de Rosangela, ficaram curiosos para ouvir o Rap do Fisco que está incluído no material educacional do fisco. O rap, de autoria do presidente do Sindifisco, Charles Alcantara, é interpretado por Mc Calibre e a cantora Adriana Cavalcante. A letra advoga um Fisco ético, transparente, cidadão e sem interferência política.
 
Coordenadora do programa de Educação Fiscal há 13 anos, Zilda Benjamin explica que os responsáveis por programas como educação fiscal e Nota Fiscal Cidadã detectaram a necessidade de tornar ambas as ações mais próximas do público. “Muitas pessoas apontavam dificuldades para se cadastrar na Nota Fiscal Cidadã e nós estamos aqui pra auxiliar esse contribuinte. A gente percebe que as pessoas chegam até o estande da Sefa com uma postura, mas após o contato essa relação muda. Estar próximo ao contribuinte deixa essa relação fisco e sociedade mais harmoniosa”, afirma a servidora.
 
Para a auditora sindicalizada Marluce Figueiredo, que atua pela primeira vez na feira do livro, a oportunidade é única. “Eu nunca participei ativamente da feira. Sempre vim somente como visitante. Então para mim é uma nova experiência. E o mais importante é o motivo que me traz aqui: divulgar as ações da secretaria que faço parte”, afirma.