Notícias

18/02/2020

Sindifisco participará da greve geral

Sindicato mobilizará a categoria para a paralisação de 18 de março.

O Sindifisco/Pará vai participar ativamente da greve geral marcada para o próximo dia 18 de março contra o desmonte dos serviços públicos e a criminalização dos servidores perpetrados pelo governo Bolsonaro. A decisão foi aprovada por unanimidade durante a 199a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), realizada em Brasília nos dias 13 e 14 de fevereiro. O evento reuniu representantes de 32 sindicatos filiados à federação que agregam 35 mil servidores, sendo que o Sindifisco/Pará foi representado por seu presidente Antônio Catete.
Além da participação na greve, os conselheiros também aprovaram a recomendação para que os sindicatos, cada qual dentro de suas realidades, promovam uma ampla mobilização de suas bases para transformar o 18 de março um marco na luta em defesa do serviço público e da sociedade brasileira.
Um outro evento coincidiu com os dias de reunião do Conselho Deliberativo e serviu para mostrar a disposição em reagir aos ataques e propostas contra o serviço público. Foi o ato político, organizado pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, ocorrido na Câmara dos Deputados, quando os sindicalistas do Fisco juntaram-se a outras categorias para tentar sensibilizar os parlamentares.

Reformas

A 199ª reunião do Conselho Deliberativo da Fenafisco também foi a oportunidade para que os presentes se aprofundassem sobre as reformas que estão em curso. O diretor administrativo e financeiro da Fenafisco, Celso Milhani, por exemplo, explicou como está o processo das Propostas de Emendas Constitucionais (PECs)186, 187 e 188, que fazem parte do pacote da Reforma Administrativa.

O Diretor de Aposentados José Márcio Santa Rosa expôs sobre a Reforma Previdenciária, quando houve a necessidade de se conhecer a realidade de todos os estados. Nesse caso, os representantes do Pará sugeriram a criação de um aplicativo para orientar os sindicalizados.