Notícias

02/03/2016

Sindifisco-SE : 8º Congresso do Fisco reúne mais de 300 participantes

Fisco promoveu um debate entusiasta sobre a atualidade da política e economia brasileira, como Ciro Gomes e o economista Benayon

Em meio à longa jornada em defesa de demandas específicas da categoria, o Sindicato do Fisco de Sergipe promoveu um grandioso debate sobre os problemas atuais da economia e da política brasileira. O 8º Congresso do Sindifisco aconteceu nos últimos dias 26 e 27 e teve como convidados de honra Ciro Gomes e o economista Adriano Benayon.

Na abertura solene do Congresso, os mais de 300 participantes “não arredaram o pé”. As palestras com cerca de 50min cada uma foram encerradas com a participação do público. As intervenções da plateia acirraram ainda mais o debate entre Ciro e Benayon. O evento terminou tarde com uma confraternização entre auditores, auditoras e convidados. Esta semana, o Sindifisco estará exibindo o debate e as fotos na página eletrônica www.sindifsco-se.gov.br.

Visibilidade

A imprensa regional se interessou pela programação do 8º Congresso do Sindifisco. O Sindicato conquistou o interesse de portais, rádio, impressos e televisão tanto com o doutor em economia e professor da UNB quanto com o presidenciável Ciro Gomes. Com Ciro Gomes, o Fisco fez uma Coletiva de Imprensa no Aeroporto de Aracaju, na tarde do dia 26.

“O nosso congresso promoveu um belo debate sobre os desafios atuais do País e em especial contou com uma participação intensa da categoria. Mais uma vez, o Fisco reafirma que para além dos nossas demandas específicas estamos também preocupados com os problemas que afetam o conjunto da sociedade brasileira”, afirma o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza.

Congresso foi concorrido

A abertura do evento foi concorrida e prestigiada por personalidades das mais variadas vertentes políticas e por lideranças sindicais: ex-governador Albano Franco; ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB); o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (DEM); prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique e a esposa deputada estadual Silvia Fontes, ambos do PDT. Do meio sindical estavam o presidente da Fenafisco, Manuel Izidro dos Santos; presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Edival Gois; representante da CUT; presidenta do Sindicato dos Bancários, Ivânia Pereira, presidente do Sindicato dos Engenheiros, Magal da Pastoral. Ainda estavam presentes representantes da União Brasileira das Mulheres (UBM) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Alteração do Estatuto

No segundo dia do 8º Congresso, os auditores e auditoras indicados como delegados debateram e aprovaram alterações no Estatuto do Sindifisco. Das propostas, foram aprovados os seguintes pontos: 1º_ Em assembleias gerais e extraordinárias para deliberação exclusiva de greve passa a vigorar quórum mínimo de ¼ em primeira chamada e 1/8, segunda chamada; 2º _ Prorrogou para o dia 26.02.2017 o prazo para que os sindicalizados (as) indiquem seus (as) beneficiários (as) para o pecúrio a que fazem jus quando do falecimento;  3º _ Transitoriamente, a contribuição sindical referente ao ano de 2016 e aquelas que estão sub judice (2015 e /2009) serão destinadas ao Fundo de Mobilização do Sindifisco. A partir do ano de 2017, a contribuição referida passará a ser restituída aos (as) sindicalizados (as) e 4º _ Passa a fazer parte dos deveres dos sindicalizados (as) conduta de cordialidade entre os colegas durante reuniões, atos, assembleias e congressos, garantindo inclusive a todos e todas o direito de expressar opiniões.

Fonte: Sindifisco-SE