Notícias

03/12/2021

Soberania e Justiça Fiscal ameaçadas

Na abertura do Seminário Internacional, o presidente do Sindifisco/Pará expôs o lucro líquido exorbitante da Vale que supera o orçamento do governo estadual. Ele disse que a privatização da empresa ameaça a nossa soberania.

O presidente do Sindifisco, Charles Alcantara, alertou que a justiça fiscal é uma questão de soberania que ficou ameaçada desde a privatização da Vale. “Abrimos mão até de não explorar nossas riquezas”, enfatizou ao defender que a exploração minerária exige análise substancial sobre as vantagens e desvantagens para os municípios explorados.
A declaração foi dada na abertura do Seminário Internacional Justiça Fiscal, Desigualdade e Justiça Fiscal no Estado do Pará. O evento é promovido pela entidade e segue até esta sexta-feira, 3, no hotel Grand Mercuri, em Belém, com programação também virtual.
“Não é admissível que uma única empresa tenha lucro líquido de R$ 75 bilhões em seis meses, quando este Estado dispõe de R$ 31 bilhões para cuidar de um Estado tão complexo. Alguma coisa está fora da ordem e precisa ser resgatada em debate. Temos a obrigação de debater”, defendeu Charles.
O evento aberto na última quarta-feira (1) reúne servidores da Fazenda Estadual, autoridades do Estado, representantes da Sociedade Civil do Pará, de outros Estados brasileiros e do exterior.