Sindifisco leva contribuição a debate sobre combate à sonegação no país. A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), com o apoio do Sindifisco de Santa Catarina, realizará o workshop “Pacote Antissonegação” nos dias 17 e 18 deste mês, no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis. A sonegação é responsável por grande parte das mazelas do Brasil. Estima-se que o dinheiro que não chega aos cofres públicos seria suficiente para atender grande parte das demandas da sociedade. O debate terá a contribuição do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA). O presidente da entidade, auditor fiscal Antônio Catete, vai representar o Fisco paraense.
A Fenafisco acredita que, ao combater a sonegação, auxilia o país no desafio de estancar a principal fonte que alimenta a corrupção. A federação entende que a sociedade brasileira precisa de medidas efetivas para enfrentar essa realidade. O workshop “Pacote Antissonegação” objetiva apresentar ideias e ferramentas que possibilitem o combate à sonegação, promovendo a justiça fiscal.
Pará
O Sindifisco-PA participará do workshop convicto de que será o início de uma grande mobilização nacional do Fisco para o combate à sobnegação. A ideia é compartilhar um senso ético que diz que a maioria dos cidadãos deseja um país mais justo, desenvolvido, produtivo e competitivo. A sonegação, segundo o raciocínio, deve ser combatida e tratada como crime porque ela enfraquece as possibilidades de investimento, trava a economia e concorre para aumentar as desigualdades sociais. “As possibilidades de mudanças são muitas e os servidores da carreira tributária, por conta de sua atividade e experiência, podem contribuir muito nessa tarefa”, observa Antônio Catete. O evento terá palestras, debates e produção de uma carta contendo as proposições dos servidores das carreiras do Fisco. Estão confirmadas as participações de representantes do Ministério Público, OAB, Judiciário, dos deputados federais Luiz Carlos Hauly e Décio Lima, entre outras autoridades.
Dowbor
A estrela do workshop será o professor doutor Ladislau Dowbor, que ministrará, no dia 18, a palestra “Evasão Fiscal no mundo e no Brasil – causas e consequências”. Autor e coautor de mais de 40 livros, como o mais recente Democracia Econômica, que sugere 20 eixos de mudanças para o país, Dowbor é um economista brasileiro, nascido em 1941 na França e de origem polonesa. Durante o regime militar no Brasil, foi militante de esquerda e membro da direção da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).