Notícias

23/07/2021

Vale Alimentação x Grandes Fortunas

O presidente do Sindifisco/Pará voltou a criticar o relatório da Reforma Tributária que prejudica o pagamento do Vale Alimentação.

Em vez de ameaçar direitos históricos dos trabalhadores – como o Vale Refeição – a Reforma Tributária,que está em discussão no Congresso Nacional, deveria propor a taxação das grandes fortunas. Esse foi o principal recado do presidente do Sindifisco/Pará, Charles Alcântara, aos ouvintes do programa Clube da Manhã, na Rádio Clube do Pará.
Em entrevista ao jornalista Nonato Cavalcante nesta quinta-feira (22), o sindicalista, que também é presidente da Federação Nacional dos Servidores do Fisco Estaduais e Distrital (Fenafisco), criticou o relatório da Reforma Tributária apresentada pelo deputado federal paraense Celso Sabino (PSDB) que prevê a retirada do benefício fiscal das empresas que oferecem Vale Refeição para seus empregados. “O deputado representa o povo, foi votado pelo povo e não pode retirar direitos desse povo”, desabafou.
Segundo Charles Alcantara, 280 mil empresas no Brasil oferecem o Vale Refeição e a proposta vai impactar negativamente a economia das famílias de cerca de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, além de poder levar à falência hotéis e restaurantes que incrementam suas receitas com o benefício.
Alcantara observou que, em vez de retirar direitos, a Reforma Tributária deveria taxar os super-ricos brasileiros que aumentaram as suas fortunas em R$ 450 bilhões de reais durante a pandemia.