Previdência, saúde e qualidade de vida foram os temas do eventoO Sindifisco Pará promoveu nesta quarta-feira, 28, a sétima edição do Encontro dos Aposentados, Aposentandos e Pensionistas, no hotel Princesa Louçã. O evento contou com grande participação deste segmento tão especial da categoria, que é responsável pela história e desenvolvimento do Fisco paraense. A programação também foi prestigiada por representantes de outras entidades sindicais.
O Presidente do Sindifisco, Antonio Catete, falou sobre a reforma da Previdência
O show do humorista Epaminondas Gustavo agradou a todos
O evento teve como objetivo atualizar e esclarecer dúvidas sobre a Previdência Social, saúde e bem-estar. Para tratar dos assuntos foram convidados o Procurador do Estado Sergio Oliva Reis, que apresentou palestra com o tema “Aposentadoria: você sabe quais são os seus direitos?”, e a reumatologista Glauce Leão Lima com o tema “Saúde e qualidade de vida”. O presidente do Sindifisco Pará, Antonio Catete, também falou sobre previdência e o cenário dos projetos de interesse da categoria em tramitação no Congresso Nacional;
Sobre a Previdência
Para Catete, o encontro proporcionou um momento de descontração e confraternização entre os colegas, mas também serviu para abordar temas difíceis como o andamento da reforma da Previdência. “O fato de alguém estar aposentado não significa que está isento de ser atingido pela reforma da previdência”, esclareceu o presidente do Sindifisco Pará. O dirigente reforça a importância de debater sobre este assunto penoso em um evento que deveria ser somente de celebração. “Precisamos alertar e orientar os nossos aposentados sobre os problemas que existem no país e no Estado do Pará. É necessário munir com informações para enfrentar a batalha que vem pela frente”, pontuou.
O Procurador do Estado, Sergio Oliva Reis, apresentou ao público dados sobre a questão da Previdência que não são nada otimistas. Reforçou ainda que as perspectivas para o setor público são muito preocupantes e que o único jeito de passar por essa transição previdenciária sem ter tantas perdas é se unir para lutar pelos seus direitos.
O evento também contou com a presença do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcantara, que parabenizou a direção do sindicato pelo trabalho desenvolvido. “O Sindifisco Pará é um dos mais atuantes na luta pela categoria do fisco, inclusive na luta contra a reforma da previdência”, ressaltou Charles.
Saúde
No segundo momento do encontro, o público aprendeu um pouco mais sobre doenças reumatológicas, muito comum na faixa etária dos aposentados. A reumatologia Glauce Leão Lima compartilhou casos comuns que acontecem com os idosos e formas de evitar lesões. “ É importante sempre conversar, prevenir e tratar sobre essas doenças e para melhorar a qualidade de vida. É necessário também mudar os hábitos, com atividades físicas e alimentação regulares”, explicou Glauce.
O fiscal aposentado Oseas Lobato parabenizou a programação. “As palestras foram muito esclarecedoras, principalmente, para nós aposentados que estamos fora da ativa há algum tempo, além de nos esclarecer sobre os cuidados com a saúde”, comentou Oseas. Para fiscal aposentada Cléa Nascimento, o encontro foi uma oportunidade para reencontrar os amigos. “É muito bom rever os amigos que fizemos no tempo do trabalho. Isso é maravilhoso”, relembra a sindicalizada.
Para o diretor dos aposentados, aposentandos e pensionistas, Nauto Justiniano o momento foi muito importante. “Organizamos tudo com muito zelo e carinho para informar e esclarecer os nossos convidados”, disse o diretor Nauto. O encerramento foi marcado pelo almoço e descontração com show do humorista Epaminondas Gustavo.