Notícias

26/11/2013

Visita do Sindifisco ao morro Dona Marta revela a vida como ela é – e não como manipula a mídia

O presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA), Charles Alcantara, subiu o morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, no último sábado, 23. A visita à favela integrou a programação do 19º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), que este ano debateu “Mídia e Poder”.
 
alt
 
Charles Alcantara no morro carioca: realidade sem filtros
 
Guiado por Vitor Lira, um morador da comunidade do Pico de Santa Marta – pedaço da favela que por sua vista magnífica sofre especulação imobiliária e vive na iminência de uma desocupação -, o presidente do Sindifisco e a assessora de Comunicação, Roberta Brandão, participaram da visita à favela inclusa na programação do curso afim de, a partir dos debates propostos no curso e integração geográfica, confrontar a realidade com o conteúdo que a grande mídia comunica.
 
Com uma comunidade que recebeu o grupo de estudantes do NPC de braços abertos e sorrisos nos rostos – distante daquela violência representada na TV. Alguém se surpreendeu e perguntou: o povo da favela vive sorrindo? Vitor, o morador-guia e liderança comunitária, respondeu: “Rimos para não chorar”.
 
Segundo o representante da comunidade, a favela “pacificada” sofre com o autoritarismo das Unidades Pacificadoras da Polícia (UPPS) do Rio de Janeiro que, ao diferente do que os grandes meios de comunicação transmitem, não somente asseguram a vida dos moradores e inibem crimes como “perseguem, torturam e matam moradores das comunidades”.
 
A equipe Sindifisco sai deste curso não somente com práticas da comunicação renovadas, mas com conexões em redes realizadas e compreendendo a importância que um sindicato tem em comunicar, compartilhar novas práticas que contribuam para uma sociedade mais equilibrada. Onde pessoas como o morador Vitor sejam protagonistas da própria história e compartilhando a experiência e não somente informados por “imprensa hegemônica e elitista”. Um mundo diferente é possível.
 
Curso
 
O 19º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), realizado entres os dias 20 e 24, reuniu trabalhadores e sindicalistas de mais de 100 entidades de diferentes partes do país, representantes de diversas categorias, entre professores, químicos, bancários, servidores públicos e radialistas, por exemplo.
 

 
Há muitas fotos também no perfil no Facebook.
https://www.facebook.com/
npcinstitucional?fref=ts

 
Os vídeos das mesas – que foram transmitidas ao vivo – podem ser acessados aqui http://nucleopiratininga.org.br/videos/