NOTA P\u00daBLICA<\/strong><\/p>\nA Carta Magna n\u00e3o deixou margem para controv\u00e9rsia, ao estabelecer que as Administra\u00e7\u00f5es Tribut\u00e1rias da Uni\u00e3o, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munic\u00edpios s\u00e3o atividades essenciais ao funcionamento do Estado, ser\u00e3o exercidas por servidores de carreiras espec\u00edficas e ter\u00e3o recursos priorit\u00e1rios para a realiza\u00e7\u00e3o de suas atividades.<\/p>\n
Os servidores das carreiras espec\u00edficas das Administra\u00e7\u00f5es Tribut\u00e1rias (autoridades tribut\u00e1rias) n\u00e3o atuam em nome de governos, mas da sociedade e, por desenvolverem atividade medular em se tratando de conflito entre o interesse p\u00fablico e o privado, carecem de prerrogativas que se lhes assegurem prote\u00e7\u00e3o contra eventuais demandas, press\u00f5es e conveni\u00eancias dos agentes pol\u00edticos, n\u00e3o raro permeadas por interesses corporativos defesos ao interesse da coletividade.<\/p>\n
A mesma imparcialidade e autonomia que se exige de um promotor ou de um juiz no exerc\u00edcio de suas fun\u00e7\u00f5es, exige-se de uma autoridade tribut\u00e1ria, raz\u00e3o pela qual n\u00e3o se justificam condi\u00e7\u00f5es institucionais, funcionais e materiais dicot\u00f4micas entre essas carreiras.<\/p>\n
A Pec 186\/2007 cuida exatamente de suprir essa fragilidade institucional das Administra\u00e7\u00f5es Tribut\u00e1rias que, embora titulares do lan\u00e7amento do cr\u00e9dito tribut\u00e1rio e encarregadas da fiscaliza\u00e7\u00e3o do cumprimento da legisla\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria, ainda padecem da falta de autonomia para combater o crime de sonega\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Destitu\u00edda de autonomia administrativa, financeira e funcional, as Administra\u00e7\u00f5es Tribut\u00e1rias ficam a merc\u00ea das press\u00f5es e dos interesses de grupos econ\u00f4micos e das for\u00e7as pol\u00edticas que os representam.<\/p>\n
Mas, ao contr\u00e1rio de prestigiar a \u00edndole estatal da Administra\u00e7\u00e3o Tribut\u00e1ria – Receita Federal do Brasil (RFB), no caso da Uni\u00e3o -, as modifica\u00e7\u00f5es introduzidas no Projeto de Lei 5864\/16, em tramita\u00e7\u00e3o na C\u00e2mara dos Deputados, caminham no sentido diametralmente oposto ao ditame constitucional, na medida em que abalam os pilares organizacionais que fizeram da RFB uma das Institui\u00e7\u00f5es mais acreditadas e eficientes do Estado brasileiro, com atua\u00e7\u00e3o decisiva e destacada no combate ao crime em suas m\u00faltiplas faces, em especial os crimes de corrup\u00e7\u00e3o e sonega\u00e7\u00e3o fiscal.<\/p>\n
De autoria do Executivo, o PL 5864\/16 n\u00e3o resultou do ju\u00edzo arbitr\u00e1rio e unilateral do Governo Federal e da pr\u00f3pria RFB, mas foi fruto de negocia\u00e7\u00e3o com os servidores da carreira de Auditoria da RFB, chamados a participar da sua elabora\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Aprovado nos termos em que fora encaminhado pelo Executivo, o referido PL contribui sobremaneira para o aprimoramento da RFB e, por consequ\u00eancia, para o fortalecimento do combate \u00e0 corrup\u00e7\u00e3o e \u00e0 sonega\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Desfigurado de sua forma original e permeado por interesses os mais diversos, alguns dos quais estranhos aos mais caros primados constitucionais, o PL, nos termos do Substitutivo aprovado na Comiss\u00e3o Especial, no \u00faltimo dia 09 de novembro, representa um retrocesso sem precedentes na hist\u00f3ria da RFB.<\/p>\n
As mudan\u00e7as tendentes a aviltar a autoridade e prerrogativas funcionais conferidas ao cargo de Auditor Fiscal e a enfraquecer a trajet\u00f3ria desenhada pela Constitui\u00e7\u00e3o Federal de uma Administra\u00e7\u00e3o Tribut\u00e1ria protegida da inger\u00eancia externa e, portanto, dotada de autonomia institucional e funcional, por certo encontrar\u00e3o na Fenafisco uma trincheira de resist\u00eancia.<\/p>\n
Em vista do exposto, a Fenafisco \u2013 Federa\u00e7\u00e3o Nacional do Fisco Estadual e Distrital, entidade sindical nacional representativa dos sindicatos de servidores p\u00fablicos fiscais da Administra\u00e7\u00e3o Tribut\u00e1ria Estadual e Distrital, que abrange mais de 32 mil filiados, solidariza-se com o Sindifisco Nacional, entidade representativa dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, na luta empreendida em favor da aprova\u00e7\u00e3o do PL 5864\/16, em sua forma original.<\/p>\n
Ao tempo em que se solidariza com a luta empreendida pelo Sindifisco Nacional, a Fenafisco coloca-se \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o dos seus pares da RFB para colaborar com o esfor\u00e7o de articula\u00e7\u00e3o pol\u00edtica junto aos deputados e deputadas federais, para reverter os retrocessos contidos no Substitutivo ao PL.<\/p>\n
Bras\u00edlia, 14 de novembro de 2016.<\/p>\n
Nota da Federa\u00e7\u00e3o Nacional do Fisco Estadual \u00a0<\/strong><\/em><\/p>\nFonte: Fenafisco\u00a0<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" NOTA P\u00daBLICA A Carta Magna n\u00e3o deixou margem para controv\u00e9rsia, ao estabelecer que as Administra\u00e7\u00f5es Tribut\u00e1rias da Uni\u00e3o, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munic\u00edpios s\u00e3o atividades essenciais ao funcionamento do Estado, ser\u00e3o exercidas por servidores de carreiras espec\u00edficas e ter\u00e3o recursos priorit\u00e1rios para a realiza\u00e7\u00e3o de suas atividades. Os servidores das […]<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_uag_custom_page_level_css":"","ngg_post_thumbnail":0,"pgc_sgb_lightbox_settings":"","footnotes":""},"categories":[5,8,7],"tags":[],"class_list":["post-10148","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-imprensa","category-interna","category-noticia"],"uagb_featured_image_src":{"full":false,"thumbnail":false,"medium":false,"medium_large":false,"large":false,"1536x1536":false,"2048x2048":false,"post-thumbnail":false},"uagb_author_info":{"display_name":"","author_link":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/author\/"},"uagb_comment_info":0,"uagb_excerpt":" NOTA P\u00daBLICA A Carta Magna n\u00e3o deixou margem para controv\u00e9rsia, ao estabelecer que as Administra\u00e7\u00f5es Tribut\u00e1rias da Uni\u00e3o, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munic\u00edpios s\u00e3o atividades essenciais ao funcionamento do Estado, ser\u00e3o exercidas por servidores de carreiras espec\u00edficas e ter\u00e3o recursos priorit\u00e1rios para a realiza\u00e7\u00e3o de suas atividades. Os servidores das…","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10148","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/4"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10148"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10148\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":10154,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10148\/revisions\/10154"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10148"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10148"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10148"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}