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action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sindifisco/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114 \tO federalismo fiscal brasileiro est\u00e1 em xeque.<\/p>\n \tCentralismo fiscal da Uni\u00e3o, inseguran\u00e7a jur\u00eddico-pol\u00edtica na\u00a0distribui\u00e7\u00e3o do FPE (Fundo de Participa\u00e7\u00e3o dos Estados) e FPM (Fundo\u00a0de Participa\u00e7\u00e3o dos Munic\u00edpios) e favorecimento do setor mineral na\u00a0cobran\u00e7a da CFEM (Compensa\u00e7\u00e3o Financeira pela Explora\u00e7\u00e3o de Recursos\u00a0Minerais) s\u00e3o anomalias do sistema de reparti\u00e7\u00e3o de receitas\u00a0 tribut\u00e1rias que precisam ser corrigidas.<\/p>\n \tOutra anomalia diz respeito \u00e0 reparti\u00e7\u00e3o da receita do ICMS entre os\u00a0munic\u00edpios.<\/p>\n \tPrincipal fonte de receita pr\u00f3pria dos Estados e do Distrito Federal,\u00a0o ICMS tamb\u00e9m \u00e9 importante fonte de receita dos munic\u00edpios, na medida\u00a0em que 25% do montante da receita gerada por esse imposto pertencem\u00a0aos munic\u00edpios, conforme comando do artigo 158, IV da Constitui\u00e7\u00e3o\u00a0Federal.<\/p>\n \tPode-se dizer, sem exagero, que os munic\u00edpios s\u00e3o s\u00f3cios do ICMS.<\/p>\n \tA Lei Complementar n\u00ba 63\/1990, v\u00e1lida em todo o territ\u00f3rio nacional,\u00a0estabelece os crit\u00e9rios de distribui\u00e7\u00e3o do bolo de 25% do ICMS\u00a0pertencente aos munic\u00edpios, segundo os quais, desse bolo, os Estados\u00a0creditar\u00e3o aos respectivos munic\u00edpios 3\/4, no m\u00ednimo, na propor\u00e7\u00e3o do\u00a0valor adicionado gerado nas opera\u00e7\u00f5es relativas \u00e0 circula\u00e7\u00e3o de\u00a0\u00a0 mercadorias e nas presta\u00e7\u00f5es de servi\u00e7os, realizadas em seus\u00a0territ\u00f3rios.<\/p>\n \tO 1\/4 restante, de acordo com o que dispuser lei estadual ou, no caso\u00a0dos territ\u00f3rios, lei federal.<\/span><\/div>\n \tEssa distor\u00e7\u00e3o se agrava a cada ano, sem que haja uma a\u00e7\u00e3o efetiva dos\u00a0governadores e prefeitos para enfrent\u00e1-la, por certo em raz\u00e3o dos\u00a0inconvenientes pol\u00edticos que esse enfrentamento tende a provocar.<\/p>\n \tNo Di\u00e1rio Oficial do Estado, edi\u00e7\u00e3o do dia 30 de agosto de 2012, foi\u00a0publicado o Decreto Estadual n\u00ba 502\/2012, que disp\u00f5e sobre os \u00edndices\u00a0de percentuais de distribui\u00e7\u00e3o das parcelas pertencentes aos\u00a0Munic\u00edpios na arrecada\u00e7\u00e3o de ICMS referente ao exerc\u00edcio de 2013.<\/p>\n \t\u00c9 razo\u00e1vel supor que o Estado do Par\u00e1 arrecadar\u00e1, em 2013, cerca de R$\u00a08 bilh\u00f5es de ICMS (a arrecada\u00e7\u00e3o de ICMS, em 2012, deve superar a casa\u00a0dos R$ 7 bilh\u00f5es).<\/p>\n \tVinte e cinco por cento dos R$ 8 bilh\u00f5es de ICMS que devem ser\u00a0arrecadados em 2013, ser\u00e3o repassados aos munic\u00edpios a t\u00edtulo de\u00a0cota-parte do imposto, o que equivale a R$ 2 bilh\u00f5es.<\/p>\n \tNuma compara\u00e7\u00e3o amostral do ICMS Per Capita de 16\u00a0munic\u00edpios paraenses (de todas as mesorregi\u00f5es), com base nos\u00a0respectivos \u00edndices de cota-parte do ICMS, estimativa de receita do\u00a0imposto, em 2013, e popula\u00e7\u00e3o estimada pelo IBGE para os munic\u00edpios\u00a0(publicada no DOU de 31\/08\/2012), d\u00e1 a dimens\u00e3o da injusta distribui\u00e7\u00e3o do ICMS que penaliza enormes contingentes populacionais,\u00a0sob o falacioso pretexto denominado “valor adicionado”, que n\u00e3o pode\u00a0mais se prestar a determinar a distribui\u00e7\u00e3o dessa importante fonte de\u00a0financiamento municipal, que \u00e9 o ICMS.<\/p>\n \tTome-se como exemplo a capital do Par\u00e1: com uma popula\u00e7\u00e3o estimada\u00a0pelo IBGE em 1.410.430 habitantes, Bel\u00e9m receber\u00e1, em 2013\u00a0\u00a0(considerando uma arrecada\u00e7\u00e3o total de ICMS na ordem de R$ 8 bilh\u00f5es),\u00a0cerca de R$ 366 milh\u00f5es, o que equivale a uma renda ICMS Per Capita de\u00a0R$ 259,49.<\/p>\n \tPor outro lado, Parauapebas, com uma popula\u00e7\u00e3o estimada de 166.342\u00a0habitantes, receber\u00e1 mais de R$ 402 milh\u00f5es, o que representa um ICMS\u00a0Per Capita de R$ 2.419,11, ou seja, quase 10 vezes a renda de Bel\u00e9m.<\/span> \tA parcela de ICMS repassada ao Munic\u00edpio de Parauapebas, que abriga a\u00a0Mina de Caraj\u00e1s, representa, portanto, quase dez vezes mais o ICMS\u00a0recebido por Bel\u00e9m e quase sessenta vezes mais o ICMS recebido por\u00a0Camet\u00e1.<\/p>\n \tA distribui\u00e7\u00e3o do ICMS entre os munic\u00edpios acabou por se tornar, de\u00a0modo enviesado, um mecanismo de compensa\u00e7\u00e3o aos munic\u00edpios onde se\u00a0localizam os chamados grandes projetos, quando esta fun\u00e7\u00e3o cabe \u00e0 CFEM\u00a0ou aos Royalties.<\/p>\n \tImposto indireto, embutido no pre\u00e7o dos bens e servi\u00e7os adquiridos e\u00a0pagos pelo contribuinte, a distribui\u00e7\u00e3o do ICMS n\u00e3o pode afastar-se da\u00a0obriga\u00e7\u00e3o de devolver aos mun\u00edcipes parte do imposto que foi pago por\u00a0estes nas rela\u00e7\u00f5es de consumo, a fim de que o governo local possa\u00a0dotar a municipalidade de bens e servi\u00e7os p\u00fablicos de qualidade.<\/p>\n \tAs cotas de distribui\u00e7\u00e3o dos 25% do ICMS entre os seus s\u00f3cios, que s\u00e3o\u00a0os munic\u00edpios, n\u00e3o pode privilegiar aqueles onde est\u00e3o instalados os\u00a0grandes projetos que, embora geradores de vultosas cifras de valor\u00a0adicionado, n\u00e3o geram a correspondente e efetiva receita do imposto a\u00a0ser distribu\u00eddo (ICMS). A distribui\u00e7\u00e3o do ICMS, portanto, deve ser\u00a0proporcional \u00e0 participa\u00e7\u00e3o dos mun\u00edcipes no bolo tribut\u00e1rio.<\/p>\n \tAos munic\u00edpios de localiza\u00e7\u00e3o dos grandes projetos, por suportarem os\u00a0efeitos diretos da atividade econ\u00f4mica danosa ao meio ambiente, cabe a\u00a0justa compensa\u00e7\u00e3o financeira, que n\u00e3o se realiza pela via do ICMS, mas\u00a0da CFEM.<\/p>\n \tO modelo vigente de distribui\u00e7\u00e3o do ICMS \u00e9 profundamente injusto,\u00a0politicamente inaceit\u00e1vel e economicamente insustent\u00e1vel.<\/p>\n \tEis um grande desafio a ser enfrentado pelo prefeito eleito de Bel\u00e9m,\u00a0Zenaldo Coutinho, e pelo governador Sim\u00e3o Jatene.<\/span><\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Par\u00e1 (Sindifisco-PA), Charles Alcantara, distribuiu por meio eletr\u00f4nico aos auditores e fiscais de receitas do Estado<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_uag_custom_page_level_css":"","ngg_post_thumbnail":0,"pgc_sgb_lightbox_settings":"","footnotes":""},"categories":[7],"tags":[],"class_list":["post-1403","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-noticia"],"uagb_featured_image_src":{"full":false,"thumbnail":false,"medium":false,"medium_large":false,"large":false,"1536x1536":false,"2048x2048":false,"post-thumbnail":false},"uagb_author_info":{"display_name":"admin","author_link":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/author\/administrator\/"},"uagb_comment_info":0,"uagb_excerpt":"O presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Par\u00e1 (Sindifisco-PA), Charles Alcantara, distribuiu por meio eletr\u00f4nico aos auditores e fiscais de receitas do Estado","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1403","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1403"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1403\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1403"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1403"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1403"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
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