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{"id":3298,"date":"2014-05-07T09:58:04","date_gmt":"2014-05-07T12:58:04","guid":{"rendered":"http:\/\/sindifisco-pa.org.br\/?p=3298"},"modified":"2014-05-10T21:58:29","modified_gmt":"2014-05-11T00:58:29","slug":"votacao-do-projeto-que-altera-o-supersimples-e-adiada-para-hoje-na-camara-dos-deputados","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/votacao-do-projeto-que-altera-o-supersimples-e-adiada-para-hoje-na-camara-dos-deputados\/","title":{"rendered":"Vota\u00e7\u00e3o do projeto que altera o Supersimples \u00e9 adiada para hoje na C\u00e2mara dos Deputados"},"content":{"rendered":"
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Com s\u00e9rias restri\u00e7\u00f5es da Federa\u00e7\u00e3o Nacional do Fisco (Fenafisco), est\u00e1 prevista para esta quarta-feira, 7, a vota\u00e7\u00e3o do projeto que altera o Supersimples (PLP\u00a0221\/12<\/span><\/a>).<\/div>\n
A proposta foi discutida no plen\u00e1rio da C\u00e2mara na ter\u00e7a-feira, 6, mas o relator, deputado Cl\u00e1udio Puty (PT-PA), pediu adiamento da vota\u00e7\u00e3o porque o texto final ainda n\u00e3o foi fechado. Segundo ele, foram apresentadas cerca de 20 emendas que ainda precisam ser analisadas.<\/div>\n
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O principal ponto do texto de Puty – questionado pela unanimidade dos 26 Estados e do Distrito Federal signat\u00e1rios de carta aprovada na semana passada em sess\u00e3o do Conselho Nacional de Pol\u00edtica Fazend\u00e1ria (Confaz) – \u00e9 a amplia\u00e7\u00e3o dos setores beneficiados com o Supersimples, incluindo diversas atividades do setor de servi\u00e7os. As empresas inclu\u00eddas ser\u00e3o tributadas de acordo com uma tabela intermedi\u00e1ria e pagar\u00e3o impostos maiores do que os cobrados das micro e pequenas empresas que atuam no com\u00e9rcio, mas menores do que o valor cobrado das pequenas empresas de constru\u00e7\u00e3o de im\u00f3veis e servi\u00e7os de vigil\u00e2ncia.<\/div>\n
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A tabela, no entanto, n\u00e3o tem concord\u00e2ncia de alguns deputados. O pr\u00f3prio relator admite que a norma para as novas empresas n\u00e3o \u00e9 a ideal, mas a poss\u00edvel. O presidente da comiss\u00e3o especial que analisou a proposta, deputado Armando Verg\u00edlio (SD-GO), lamentou as mudan\u00e7as feitas por Puty em rela\u00e7\u00e3o ao texto aprovado pela comiss\u00e3o.<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n
Verg\u00edlio disse que houve v\u00e1rios retrocessos e pediu que o relator altere a tabela em que ser\u00e3o inclu\u00eddas as empresas de servi\u00e7os, que agora passar\u00e3o a ter acesso ao Supersimples.<\/div>\n
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Para o deputado, a tabela vai aumentar a tributa\u00e7\u00e3o de alguns setores. \u201cEssa tabela aumenta a carga para diversas categorias. \u00c9 claro que o Simples \u00e9 uma op\u00e7\u00e3o, mas temos de fazer a cr\u00edtica sobre essa tabela e pedir que o relator diminua em 20% essa tabela de acordo com emenda que apresentamos\u201d, disse Verg\u00edlio.<\/div>\n
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Benef\u00edcio<\/b><\/div>\n
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O presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas, deputado Pedro Eug\u00eanio (PT-PE), defendeu a proposta. Segundo ele, as empresas t\u00eam muito o que comemorar. Para ele, ao acabar com a substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria de alguns setores, a proposta vai ampliar o caixa de empresas que hoje t\u00eam de pagar antecipadamente o ICMS. \u201cDezenas de atividades s\u00e3o exclu\u00eddas desse regime e ser\u00e3o retiradas da lista negra\u201d, disse.<\/div>\n
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O deputado Ot\u00e1vio Leite (PSDB-RJ), no entanto, disse que a proposta poderia ter inclu\u00eddo outros dispositivos, como autorizar as micro e pequenas empresas a abrir o capital – participando da bolsa de valores ou recebendo investimento de empresas de capital aberto. \u201cPor que n\u00e3o permitir que elas acessem o mercado de capitais?\u201d, questionou.<\/div>\n
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Fonte: Sindifisco (com Ag\u00eancia C\u00e2mara Not\u00edcias)<\/i><\/b><\/div>\n
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Revis\u00e3o do Simples pode ser questionada na<\/b><\/div>\n
Justi\u00e7a Eleitoral e no Supremo pela Febrafite<\/b><\/div>\n

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O projeto de lei para a revis\u00e3o do Simples Nacional poder\u00e1 ser questionado judicialmente caso aprovado. O advogado da Federa\u00e7\u00e3o Brasileira de Associa\u00e7\u00f5es de Fiscais de Tributos Estaduais\u00a0(Febrafite), Ricardo Almeida, afirma que a entidade pretende recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso sejam admitidas as mudan\u00e7as no regime de substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria.<\/div>\n
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Paralelamente \u00e0 amea\u00e7a dos auditores, a presidente Dilma Rousseff se empenhou pessoalmente na negocia\u00e7\u00e3o do projeto e at\u00e9 ligou para o relator do texto na C\u00e2mara dos Deputados, Cl\u00e1udio Puty (PT-PR), para pedir que aceitasse proposta do Minist\u00e9rio da Fazenda para permitir a vota\u00e7\u00e3o da proposta esta semana em plen\u00e1rio.<\/div>\n
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Pelo acordo, o Congresso vai desistir de reajustar em 20% o teto de faturamento para que as empresas se enquadrem no Simples, hoje de R$ 3,6 milh\u00f5es, e as novas categorias econ\u00f4micas que v\u00e3o passar a fazer parte do programa v\u00e3o ser incorporadas, em um primeiro momento, pagando os impostos com base no lucro presumido (em que a carga tribut\u00e1ria \u00e9 mais pesada).<\/div>\n
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Em troca, o governo federal retira a press\u00e3o contra o projeto e se prop\u00f5e a enviar, em 90 dias, uma proposta de autoria do pr\u00f3prio Executivo com a revis\u00e3o das tabelas em que cada categoria econ\u00f4mica est\u00e1 enquadrada. \u201cComo o governo se comprometeu em mandar um projeto, achei melhor o acordo do que ir para uma aventura no plen\u00e1rio\u201d, disse Cl\u00e1udio Puty ao Valor PRO, servi\u00e7o de informa\u00e7\u00e3o em tempo real do Valor.<\/div>\n
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O principal foco de oposi\u00e7\u00e3o a que a vota\u00e7\u00e3o ocorra na noite de hoje s\u00e3o os governadores. O projeto impedia que o uso da substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria (modelo diferenciado de cobran\u00e7a de tributos) em cadeias com micro e pequenas empresas, o que, segundo os Estados, causaria perda de arrecada\u00e7\u00e3o na ordem de R$ 10 bilh\u00f5es.<\/div>\n
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H\u00e1 uma semana, Puty e o relator de projeto semelhante no Senado, Armando Monteiro (PTB-PE), acertaram com os secret\u00e1rios da Fazenda para que a substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria fosse permitida apenas para categorias econ\u00f4micas pr\u00e9-definidas em lei, o que afetaria, segundo o petista, apenas 20% das atividades. No mesmo dia lobistas de v\u00e1rios setores j\u00e1 se mobilizaram em plen\u00e1rio para apresentar emendas e incluir suas categorias no Simples.<\/div>\n
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Embora o mesmo texto sobre a exclus\u00e3o da substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria para algumas categorias do Simples tenha sido aprovado por unanimidade no Senado na ter\u00e7a-feira \u00e0 noite, os governadores desautorizaram a negocia\u00e7\u00e3o fechada pelos secret\u00e1rios e mobilizaram suas bancadas para obstruir a vota\u00e7\u00e3o na C\u00e2mara.<\/div>\n
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Governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste tamb\u00e9m demonstram insatisfa\u00e7\u00e3o com o fim dos sublimites regionais. O projeto discutido pelos deputados acaba com os tetos locais, adotadas por Estados como Cear\u00e1 e Mato Grosso, e unifica o valor de R$ 3,6 milh\u00f5es de faturamento para que as empresas possam ser tributadas pelo Simples.<\/div>\n
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Se vencerem a disputa no Legislativo, as micro e pequenas empresas ainda ter\u00e3o que enfrentar batalha no Judici\u00e1rio. Segundo Almeida, a Febrafite vai apresentar representa\u00e7\u00e3o ao TSE se a lei for aprovada este ano. A a\u00e7\u00e3o ter\u00e1 como base decis\u00e3o do ministro Marco Aur\u00e9lio Mello sobre consulta de 2011 em que o magistrado defendeu que a Lei Eleitoral pro\u00edbe a concess\u00e3o de benef\u00edcios fiscais em anos de elei\u00e7\u00e3o.<\/div>\n
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De acordo com a norma, \u201cno ano em que se realizar elei\u00e7\u00e3o, fica proibida a distribui\u00e7\u00e3o gratuita de bens, valores ou benef\u00edcios por parte da administra\u00e7\u00e3o p\u00fablica\u201d. \u201cUma decis\u00e3o favor\u00e1vel do tribunal poderia impedir a aprecia\u00e7\u00e3o da norma ou a implementa\u00e7\u00e3o do benef\u00edcio fiscal\u201d, afirma Ricardo Almeida.<\/div>\n
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J\u00e1 no STF a Febrafite ajuizaria uma a\u00e7\u00e3o direta de inconstitucionalidade (Adin) questionando pontos da lei. Para Almeida, ao legislar sobre a exclus\u00e3o de empresas do regime de substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria a Uni\u00e3o estaria invadindo a compet\u00eancia dos Estados. \u201cVamos propor uma nova a\u00e7\u00e3o caso o congresso aprove essas a\u00e7\u00f5es que avan\u00e7am sobre a autonomia dos Estados. A Uni\u00e3o s\u00f3 pode estabelecer normas gerais sobre ICMS\u201d, diz.<\/div>\n
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O advogado afirma que o interesse da associa\u00e7\u00e3o em barrar a norma \u00e9 motivado pela queda de arrecada\u00e7\u00e3o que a lei geraria. \u201cHaveria uma perda de autonomia e de import\u00e2ncia da categoria. Em \u00faltima an\u00e1lise alguns fiscais poderiam ser colocados em disponibilidade\u201d, afirma Almeida. A Febrafite tamb\u00e9m \u00e9 autora de Adin que questiona a lei que instituiu o Simples em 2006 e que at\u00e9 hoje n\u00e3o foi julgada.<\/div>\n
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Fonte: Valor Econ\u00f4mico<\/i><\/b><\/div>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n
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Mudan\u00e7as do ICMS correm o risco de virar uma disputa judicial<\/div>\n
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Correm o risco de virar uma batalha jur\u00eddica as novas regras do\u00a0<\/span>Super Simples<\/span><\/a>\u00a0que est\u00e3o sendo analisadas no Congresso para a redu\u00e7\u00e3o das al\u00edquotas do\u00a0<\/span>ICMS<\/span><\/a>\u00a0em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s micro e pequenas empresas. Iniciativas nesse sentido est\u00e3o sendo examinadas por auditores fiscais e governos estaduais, se altera\u00e7\u00f5es nesse sentido forem aprovadas.<\/span><\/div>\n
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O relator da proposta que cria o novo\u00a0<\/span>Super Simples,<\/span><\/a>\u00a0deputado Cl\u00e1udio Puty (PT-PA), enfrentou ontem press\u00f5es dos secret\u00e1rios estaduais de Fazenda para manter, em seu parecer, limita\u00e7\u00f5es ao uso do mecanismo chamado de substitui\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria, cujos efeitos aumentam a tributa\u00e7\u00e3o do\u00a0<\/span>ICMS<\/span><\/a>\u00a0para o segmento empresarial de menor porte. O presidente da Federa\u00e7\u00e3o Brasileira de Associa\u00e7\u00f5es de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Roberto Kupsk, afirmou ontem ao DCI que a entidade vai mover a\u00e7\u00f5es na\u00a0<\/span>Justi\u00e7a contra qualquer altera\u00e7\u00e3o no\u00a0<\/span>Super Simples<\/span><\/a>\u00a0que afete o principal tributo de arrecada\u00e7\u00e3o dos estados e causar perda de R$ 10 bilh\u00f5es.<\/span><\/div>\n
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Propaganda eleitoral<\/span><\/strong><\/div>\n
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Nota distribu\u00edda pela entidade informa que ser\u00e3o questionados no Supremo Tribunal Federal e no TSE tanto o projeto de lei complementar que cria o novo\u00a0<\/span>Super Simples,<\/span><\/a>\u00a0em tramita\u00e7\u00e3o na C\u00e2mara, quanto projeto semelhante j\u00e1 aprovado sob a relatoria do senador Armando Monteiro (PTB-PE).<\/span><\/div>\n
“Caso sancionada”, adverte a entidade, “a mudan\u00e7a representar\u00e1 um verdadeiro desmonte tribut\u00e1rio, consagrando na pr\u00e1tica a total quebra do pacto federativo”. E acusa o governo federal de pretender usar essas altera\u00e7\u00f5es na campanha eleitoral. “H\u00e1 riscos de o governo federal acatar o projeto de lei, pois poder\u00e1 representar farto material de propaganda eleitoral e estabelecer, a partir de 2015, uma situa\u00e7\u00e3o de depend\u00eancia ainda maior dos estados em rela\u00e7\u00e3o aos recursos federais que j\u00e1 sofrem a dif\u00edcil e injusta quest\u00e3o da d\u00edvida com a Uni\u00e3o.”<\/span><\/div>\n
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Ainda de acordo com o presidente da entidade, as proposi\u00e7\u00f5es ferem o entendimento firmado em Ac\u00f3rd\u00e3o de 2011 que pro\u00edbe a concess\u00e3o de benef\u00edcios fiscais em ano eleitoral.
\nA Febrafite j\u00e1 questiona a atual lei nacional do Simples, promulgada em 2006, por meio da A\u00e7\u00e3o Direta de Inconstitucionalidade 3.910, que ainda aguarda an\u00e1lise pelo ministro Gilmar Mendes. De acordo com o presidente da entidade, as empresas beneficiadas n\u00e3o deveriam ter faturamento de at\u00e9 R$ 3,6 milh\u00f5es por ano. “Isso \u00e9 um absurdo. Um assalariado que fatura R$ 30 mil por ano j\u00e1 paga 27% de Imposto de Renda. Como considerar pequena uma empresa que fatura milh\u00f5es por ano”, comparou. A entidade afirma que, na pr\u00e1tica, as altera\u00e7\u00f5es propostas pelo Congresso pretendem transformar o Simples no imposto \u00fanico nacional.<\/span><\/div>\n
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Fonte: DCI-SP<\/em><\/strong><\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Com s\u00e9rias restri\u00e7\u00f5es da Federa\u00e7\u00e3o Nacional do Fisco (Fenafisco), est\u00e1 prevista para esta quarta-feira, 7, a vota\u00e7\u00e3o do projeto que altera o Supersimples (PLP\u00a0221\/12). A proposta foi discutida no plen\u00e1rio da C\u00e2mara na ter\u00e7a-feira, 6, mas o relator, deputado Cl\u00e1udio Puty (PT-PA), pediu adiamento da vota\u00e7\u00e3o porque o texto final ainda n\u00e3o foi fechado. Segundo […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_uag_custom_page_level_css":"","ngg_post_thumbnail":0,"pgc_sgb_lightbox_settings":"","footnotes":""},"categories":[7],"tags":[],"class_list":["post-3298","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-noticia"],"uagb_featured_image_src":{"full":false,"thumbnail":false,"medium":false,"medium_large":false,"large":false,"1536x1536":false,"2048x2048":false,"post-thumbnail":false},"uagb_author_info":{"display_name":"admin","author_link":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/author\/administrator\/"},"uagb_comment_info":0,"uagb_excerpt":"Com s\u00e9rias restri\u00e7\u00f5es da Federa\u00e7\u00e3o Nacional do Fisco (Fenafisco), est\u00e1 prevista para esta quarta-feira, 7, a vota\u00e7\u00e3o do projeto que altera o Supersimples (PLP\u00a0221\/12). A proposta foi discutida no plen\u00e1rio da C\u00e2mara na ter\u00e7a-feira, 6, mas o relator, deputado Cl\u00e1udio Puty (PT-PA), pediu adiamento da vota\u00e7\u00e3o porque o texto final ainda n\u00e3o foi fechado. Segundo…","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3298","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3298"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3298\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":3299,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3298\/revisions\/3299"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3298"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3298"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3298"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}