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{"id":5544,"date":"2014-11-24T11:59:44","date_gmt":"2014-11-24T14:59:44","guid":{"rendered":"http:\/\/sindifisco-pa.org.br\/?p=5544"},"modified":"2014-11-24T11:59:44","modified_gmt":"2014-11-24T14:59:44","slug":"fisco-nega-credito-a-importadoras","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/fisco-nega-credito-a-importadoras\/","title":{"rendered":"Fisco nega cr\u00e9dito a importadoras"},"content":{"rendered":"

O secret\u00e1rio da receita Federal, Carlos Alberto Barreto, aprovou parecer que esclarece \u00e0s importadoras que o adicional de 1% de Cofins-Importa\u00e7\u00e3o, institu\u00eddo pela Lei n\u00ba 12.715, de 2012, n\u00e3o gera cr\u00e9dito da contribui\u00e7\u00e3o. A possibilidade \u00e9 discutida por contribuintes em solu\u00e7\u00f5es de consulta e a\u00e7\u00f5es judiciais.<\/p>\n

“Se o contribuinte tinha esperan\u00e7a de, por meio de consulta, ter a oportunidade de fazer esse aproveitamento, com esse parecer ficou imposs\u00edvel”, afirma o advogado e consultor do escrit\u00f3rio JCMB, Paulo Machado. Cr\u00e9ditos tribut\u00e1rios s\u00e3o usados pelas empresas para quitar d\u00e9bitos futuros de tributos federais.<\/div>\n
O esclarecimento consta do Parecer Normativo n\u00ba 10, da Receita Federal, publicado no Di\u00e1rio Oficial da Uni\u00e3o de sexta-feira. “Por ser um parecer, ele orienta a fiscaliza\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria do pa\u00eds e os contribuintes”, afirma o tributarista.<\/div>\n
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As leis que institu\u00edram a n\u00e3o cumulatividade do PIS e da Cofins permitem o uso de cr\u00e9ditos de 1,65% de PIS e 7,6% de Cofins. A Cofins-Importa\u00e7\u00e3o foi institu\u00edda pela Lei n\u00ba 10.865, de 2004. Por\u00e9m, a Lei n\u00ba 12.715 criou o adicional para alguns produtos.<\/div>\n
“Algumas empresas alegam que \u00e9 poss\u00edvel usar o cr\u00e9dito em raz\u00e3o da n\u00e3o cumulatividade, mas essa ser\u00e1 uma tese a ser defendida na Justi\u00e7a. S\u00f3 se o Judici\u00e1rio entender de forma diferente, ser\u00e1 poss\u00edvel usar o cr\u00e9dito”, diz Machado.<\/div>\n
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O parecer tamb\u00e9m esclarece que, ao importar um produto sujeito \u00e0 imunidade ou isen\u00e7\u00e3o, n\u00e3o ser\u00e1 cobrado o adicional. J\u00e1 a suspens\u00e3o tribut\u00e1ria – concedida por per\u00edodo, de acordo com o produto – deve acompanhar o principal. Assim, enquanto a contribui\u00e7\u00e3o estiver suspensa, o adicional tamb\u00e9m estar\u00e1.<\/div>\n
J\u00e1 em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 al\u00edquota zero, a Receita entende de forma diferente e cobra o adicional. O \u00f3rg\u00e3o argumenta que, nesse caso, se o adicional n\u00e3o fosse aplicado, incentivaria a importa\u00e7\u00e3o de produtos. Isso porque o adicional s\u00f3 existe para gerar equil\u00edbrio entre importados e produtos nacionais.<\/div>\n
“Com a cria\u00e7\u00e3o da contribui\u00e7\u00e3o previdenci\u00e1ria sobre a receita bruta, que incide sobre o produto nacional, o faturamento da empresa brasileira foi onerado. O adicional sobre o importado compensa isso, segundo o parecer”, afirma Machado. A contribui\u00e7\u00e3o previdenci\u00e1ria foi criada pela Lei n\u00ba 12.546, de 2011, para desonerar a folha de pagamentos de alguns setores.<\/div>\n
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O advogado F\u00e1bio Calcini, do Brasil Salom\u00e3o & Matthes Advocacia, tamb\u00e9m critica o fato de o parecer abranger produtos tributados por al\u00edquota zero e estabelecer que o adicional \u00e9 aplic\u00e1vel a todos os importados listados no Anexo I da Lei n\u00ba 12.546. Para Calcini, o adicional deveria ser restrito ao par\u00e1grafo 21 do artigo 8\u00ba. “Produtos que possuem al\u00edquota zero, por exemplo, desde que listados no Anexo I da lei, ficam sujeitos ao 1% extra de Cofins-Importa\u00e7\u00e3o”, diz o advogado.<\/div>\n
Para Calcini, a Receita estaria tentando majorar tributo por analogia, o que \u00e9 vedado pelo C\u00f3digo Tribut\u00e1rio Nacional (CTN). “E tal entendimento levaria \u00e0 tributa\u00e7\u00e3o de produtos que o pr\u00f3prio legislador pretende desonerar, gerando uma interpreta\u00e7\u00e3o contradit\u00f3ria”, afirma.<\/div>\n
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O parecer tamb\u00e9m determina que de 1\u00ba de dezembro de 2011, quando entra em vigor a Lei n\u00ba 12.546, de 2011, at\u00e9 31 julho de 2013, quando come\u00e7a a valer a Medida Provis\u00f3ria n\u00ba 612, de 2012, vale a al\u00edquota espec\u00edfica de Cofins, quando for o caso. H\u00e1 produtos cuja al\u00edquota de Cofins n\u00e3o \u00e9 de 7,6%, mas, por exemplo, de 4%. No per\u00edodo, n\u00e3o ser\u00e1 cobrado o adicional. Mas posteriormente ser\u00e1 somado 1% \u00e0 al\u00edquota espec\u00edfica.<\/div>\n
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Fonte: Valor Econ\u00f4mico<\/strong><\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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