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{"id":8016,"date":"2015-10-29T12:18:21","date_gmt":"2015-10-29T15:18:21","guid":{"rendered":"http:\/\/sindifisco-pa.org.br\/?p=8016"},"modified":"2015-10-29T12:18:21","modified_gmt":"2015-10-29T15:18:21","slug":"ccj-aprova-onus-da-dupla-prova-para-autoridade-fiscal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sindifisco-pa.org.br\/ccj-aprova-onus-da-dupla-prova-para-autoridade-fiscal\/","title":{"rendered":"CCJ aprova \u00f4nus da dupla prova para autoridade fiscal"},"content":{"rendered":"

A Comiss\u00e3o de Constitui\u00e7\u00e3o, Justi\u00e7a e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (28), projeto de lei (PLS 537\/2015<\/a>) do senador Ricardo Ferra\u00e7o (PMDB-ES) que altera o C\u00f3digo Tribut\u00e1rio Nacional (Lei n\u00ba 5.172\/1966<\/a>) para estabelecer regras e procedimentos voltados \u00e0 desconsidera\u00e7\u00e3o de atos e neg\u00f3cios jur\u00eddicos realizados por empresas com a inten\u00e7\u00e3o de reduzir ou se livrar do pagamento de tributos. A proposta recebeu parecer favor\u00e1vel do relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e vai passar por vota\u00e7\u00e3o final na Comiss\u00e3o de Assuntos Econ\u00f4micos (CAE).<\/p>\n

Segundo argumentou Ferra\u00e7o, essa falta de normatiza\u00e7\u00e3o vem prejudicando tanto a fiscaliza\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria, que teria de recorrer a meios indiretos para investigar eventuais fraudes ou simula\u00e7\u00f5es no registro do fato gerador ou da natureza do tributo devido, quanto o empres\u00e1rio sob suspei\u00e7\u00e3o, obrigado a responder a um processo administrativo-fiscal sobre uma pr\u00e1tica ainda n\u00e3o regulamentada e a provar que o ato questionado \u00e9 legal e justo.<\/p>\n

\u201cEssa lacuna legislativa, portanto, acarreta preju\u00edzo para ambas as partes. A Fazenda P\u00fablica, desprovida do instrumental normativo adequado, termina, muitas vezes, por ver frustrada sua atividade fiscalizadora. E o contribuinte, nesse cen\u00e1rio de inseguran\u00e7a jur\u00eddica, v\u00ea-se limitado em sua atua\u00e7\u00e3o empresarial.\u201d, ponderou na justifica\u00e7\u00e3o do PLS 537\/2015.<\/p>\n

Desconsidera\u00e7\u00e3o<\/b><\/h3>\n

De acordo com a proposta, \u201cs\u00e3o pass\u00edveis de desconsidera\u00e7\u00e3o os atos ou neg\u00f3cios jur\u00eddicos que visem ocultar os verdadeiros aspectos do fato gerador ou a real natureza dos elementos constitutivos da obriga\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria, com a finalidade de reduzir o valor de tributo ou de evitar ou postergar o seu pagamento.\u201d No entanto, a desconsidera\u00e7\u00e3o destes acertos s\u00f3 poder\u00e1 ocorrer se ficar caracterizada uma das seguintes condi\u00e7\u00f5es: falta de prop\u00f3sito negocial ou abuso de forma.<\/p>\n

\u201cBuscamos, quanto ao conceito de dissimula\u00e7\u00e3o, alcan\u00e7ar os atos ou neg\u00f3cios jur\u00eddicos que, ainda que l\u00edcitos, n\u00e3o tenham prop\u00f3sito negocial algum ou representem abuso de forma jur\u00eddica. Em ambas as hip\u00f3teses, a empresa celebra um neg\u00f3cio que, em vez de visar a realiza\u00e7\u00e3o de seu fim social, serve meramente para evitar ou postergar o pagamento de tributo. Dessa forma, ao delimitar claramente o objeto da Lei, d\u00e1-se seguran\u00e7a para o contribuinte no desempenho de suas atividades empresariais.\u201d, explicou Ferra\u00e7o no PLS 537\/2015.<\/p>\n

Dupla prova<\/b><\/h3>\n

O autor do projeto assinala ainda a preocupa\u00e7\u00e3o em manter o direito do contribuinte investigado \u00e0 ampla defesa e ao contradit\u00f3rio ao apresentar suas raz\u00f5es \u00e0 autoridade fiscal. Em compensa\u00e7\u00e3o, imp\u00f5e \u00e0 administra\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria o \u00f4nus da dupla prova nos processos de desconsidera\u00e7\u00e3o de atos e neg\u00f3cios jur\u00eddicos empresariais.<\/p>\n

Nesses casos, caber\u00e1 ao poder p\u00fablico provar a ocorr\u00eancia do fato gerador alvo de questionamento e evidenciar a inten\u00e7\u00e3o de dissimula\u00e7\u00e3o pela empresa.<\/p>\n

Ao recomendar a aprova\u00e7\u00e3o do projeto, o relator Randolfe classificou a iniciativa como um \u201cpasso fundamental rumo \u00e0 evolu\u00e7\u00e3o das rela\u00e7\u00f5es entre o Fisco e os contribuintes pessoas jur\u00eddicas.\u201d<\/p>\n

\u201cO PLS em an\u00e1lise preenche a lacuna ao definir os contornos da atua\u00e7\u00e3o l\u00edcita tanto da autoridade fiscal como do empres\u00e1rio, em um texto bem redigido e equilibrado\u201d, afirmou o relator no parecer.<\/p>\n

Fonte:<\/strong> Ag\u00eancia Senado<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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