Notícias

22/04/2024

Aprovada a reforma estatutária

Assembleia geral reúniu três gerações de servidores. Aprovação por ampla maioria introduz voto híbrido na próxima eleição.

Em assembleia histórica, o Sindicato dos Servidores do Fisco do Pará (Sindifisco) aprovou por ampla maioria o seu novo Estatuto, nesta sexta-feira, 19. Os presentes de forma presencial e virtual representam pelo menos três gerações de servidores, entre eles os que ingressaram na carreira nos dois últimos concursos públicas realizados em 2014 e 2022.
Para o presidente do Sindifisco, Charles Alcantara, reunir tantos associados foi um grande desafio vencido com o empenho de toda a equipe para organizar o evento e mobilizar os servidores. A própria adesão é considerada histórica ao alcançar quórum alto.
“Duvidaram da nossa capacidade de conseguir um quórum desses, mas nunca na história do sindicato, nós tivemos uma assembleia com esse número de pessoas”, observou o presidente do Sindifisco, Charles Alcantara, ao explicar que o sindicato estava com o mesmo Estatuto há pelo menos vinte anos, sendo necessária atualização para a nova realidade e anseios dos servidores.
Entre as principais mudanças aprovadas está a votação híbrida (presencial e virtual). “A próxima eleição vai ser toda feita em sistema eletrônico de votação. Essa é uma grande inovação. O servidor vai votar eletronicamente, sem aquela necessidade de comparecer a um local de trabalho para depositar o voto físico”.
Outras novidades são a eleição dos conselhos fiscais de forma desvinculada da diretoria, a criação do Conselho Consultivo e Propositivo formado pelos ex-presidentes do sindicato e a inclusão da Missão do sindicato no texto base para reforçar os valores e ideais da entidade.
“A eleição desatrelada da chapa e do conselho dá mais independência e ainda mais transparência e democracia para o Sindicato”, avaliou ao pontuar a participação de ex-presidentes na própria comissão responsável pela elaboração da reforma como uma iniciativa que fortalece a democracia dentro da gestão.