Auditores de receitas estaduais da Secretaria da Fazenda (Sefa) que atuam na unidade do Gurupi, município de Cachoeira do Piriá, apreenderam na quinta-feira, 06/08, um carregamento com 990 caixas de cigarro, cada uma com 50 pacotes, que viajavam sem documentário fiscal. Na passagem pela unidade fazendária o caminhão foi parado e o motorista apresentou nota fiscal avulsa, que informava o transporte de 500 unidades de paletes de madeira.
“Durante o processo de conferência física da mercadoria a equipe constatou que se tratava, na realidade, de cigarro, e não madeira”, relatou o coordenador da unidade, Raimundo Moura Lima. A carga era proveniente de São Luís (MA) e tinha como destino o estado de São Paulo. “Outra questão observada é que se a mercadoria ia para São Paulo ela estava fora da rota que seria normal”, destacou o coordenador.
A carga transportada foi caracterizada como contrabando e será entregue às autoridades federais. Sobre o produto foi lavrado um Termo de Apreensão no valor de R$ 967,2 mil. Segundo o diretor de Fiscalização da Sefa, auditor de receitas estaduais Célio Cal Monteiro, o órgão tem intensificado as ações de fiscalização nas áreas de fronteira. “O número de apreensões aumenta nesta época do ano, quando há diminuição das chuvas e cresce o trânsito de mercadorias por estradas”, reforçou.
Cerveja
Na coordenação fazendária do Itinga, localizada no município de Dom Eliseu, fronteira com o Maranhão, auditores de receitas estaduais apreenderam 800 pacotes de cerveja em lata. O veículo transportador passou pela barreira de fiscalização sem parar e foi apreendido após perseguição.
Durante a revista no caminhão foi localizada a carga, que viajava sem qualquer documento fiscal que acobertasse o trânsito. Lavrado o Termo de Apreensão e Depósito (TAD) e pago o valor correspondente, de R$ 11,4 mil, a mercadoria foi liberada.
Fonte: Ascom/Sefa