Unidades fazendárias recepcionaram auditores e fiscais recém-empossados. Na noite da última sexta-feira, 29, o Sindicato do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco-PA) comemorou duas vitórias: a conclusão do curso de formação dos 138 recém-empossados servidores das Carreiras da Administração Tributária (CAT) e a adesão de 130 novos sindicalizados. Promovido em parceria com a Associação do Fisco Estadual do Pará (Asfepa), o evento aconteceu no Crowne Plaza e contou com os diretores de ambas as entidades e com os instrutores de formação dos novos auditores e fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefa).
Antonio Catete discursa ao lado de diretores do Sindifisco e da Asfepa
Várias unidades da Sefa, como a CEEAT, receberam os novos colegas com um café da manhã
Segundo o presidente Antônio Catete, a adesão significativa de 95% é justificada pela confiança depositada na entidade sindical por meio da realização do concurso público e nomeação dos aprovados. Os resultados foram produtos da Lei Orgânica do Fisco e das pressões e articulações promovidas pelo Sindifisco. Na opinião de Catete, a junção de identidades diversas resultam em soma para os trabalhadores e para a administração. Na noite festiva, a diretora de Comunicação e Relações Intersindicais, Karla Trindade, fez o registro de duas novas filiações – um auditor e um fiscal – ao sindicato.
“O grupo CAT tem personalidade, tem perfil, tem características próprias. As pessoas que estão ingressando também trazem sua bagagem, história e personalidade e será de muito valor essa troca de experiências. Entretanto, para compartilharmos a realidade já existe aqui no Pará, o sindicato e os próprios colegas que atuaram como instrutores na formação dos novos servidores passaram um pouco da nossa personalidade para eles começarem compreender a realidade local”, observou o presidente do Sindifisco. Para o carioca Fábio Roberto, a comemoração da nova vitória reflete a boa recepção que vem tendo desde chegou em Belém. “Sinto-me feliz e bem recebido. É a realização de um sonho acompanhado de boas companhias, sorriso e felicidade”, festejou o auditor.
Curso
Com duração de quatro semanas, o curso promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) exigiu dos servidores submetidos à formação profissional 100% de presença até a conclusão do treinamento, no dia 29. Os conhecimentos compartilhados em sala de aula foram divididos em etapas. O novo servidor teve acesso a diversas informações, desde desempenho da função dos cargos até os direitos dos cidadãos.
Para a fiscal da fazenda do Pará vinda de Recife, Mariana de Araújo, o curso forneceu dados fundamentais sobre a realidade da estrutura da Secretaria e do estado do Pará. “Eu gostei do curso, achei que deu uma visão geral, nós tivemos oportunidade de conhecer as áreas da Sefa, me surpreendeu a organização do curso, os professores preparados e foi importante para ter uma visão geral do estado”, afirma.
Acolhimento
O clima de comemoração com a chegada dos novos servidores não contagiou apenas o sindicato. Várias unidades da Sefa fizeram café da manhã em comemoração à chegada dos novos colegas na manhã de segunda-feira, 1º. As unidades fazendárias Diretoria de Arrecadação e Informações Fazendárias (DAIF), Central de Conciliação da Dívida Ativa (CCDA), Corregedoria, Coordenação Executiva Especial de Administração Tributária (CEEAT) da Substituição Tributária e Julgadoria promoveram com o café da manhã ações de integração.
Para a fiscal Rose Fernandes, lotada na célula DAIF, que recebeu dez servidores, o café da manhã foi uma forma de abraçar a pessoa que está passando por muitas mudanças e novidades. “A atividade foi uma ação conjunta. Os servidores aqui lotados pensaram numa forma de suavizar as mudanças que esses novos colegas estão passando e aqui é uma diretoria bem receptiva”, garante. Na opinião do auditor e coordenador da CEEAT Substituição Tributária – unidade que recebeu três servidores, Manoel Brasil, a ação é o reflexo das expectativas depositadas no resultado do concurso público. “A Substituição Tributária é responsável pela maior arrecadação do Estado e aqui nós precisávamos desse reforço. Por isso, realizamos essa acolhida fraterna para nossos novos colegas com a ânsia de melhorarmos a arrecadação que resulta em obras e serviços públicas”, declarou.